Escolas da Rede Municipal voltam a funcionar nesta segunda-feira, 28

A Secretaria de Município da Educação informa que, depois da situação crítica que viveu o município do Rio Grande, em virtude das fortes chuvas e do granizo, que nos levaram a suspender as atividades escolares nos últimos dias 24 e 25 de setembro, estaremos retomando as aulas na rede municipal nesta segunda-feira, 28 de setembro.

Das 68 escolas da rede municipal, 36 foram atingidas diretamente pelo granizo, o que acarretou danos significativos nos telhados. O trabalho de recuperação começou ainda na sexta-feira, 25, mas avalia-se que serão necessários entre 15 e 20 dias para que sejam concluídos os reparos emergenciais.

A escola mais afetada foi a EMEF Bento Gonçalves, na Vila da Quinta, que ficou totalmente inundada, chegando a cerca de um metro de altura em todas as salas de aula. O secretário de Município da Educação, André Lemes, esteve no local, juntamente com a diretora Elisângela Soldera, para averiguar a situação da Escola. Com o auxílio do Corpo de Bombeiros, uma avaliação prévia foi feita. O Sargento Fábio Maia e o Soldado Marcelo Pinho colaboraram nas ações de escoamento da água represada dentro da escola. Inicialmente, foram constatados prejuízos com equipamentos eletrônicos, computadores do Laboratório de Informática, livros, materiais pedagógicos e os assoalhos das salas de aula. As aulas na EMEF Bento Gonçalves continuam suspensas por tempo indeterminado, até que seja realizada toda a limpeza interna, que começa nessa segunda-feira, bem como avaliação dos assoalhos das salas de aula, que foram os mais danificados.

Os prejuízos totais ainda não foram calculados, mas estima-se que a recuperação de todos os prédios e equipamentos escolares danificados serão superiores a R$ 200 mil.

A Secretaria de Município da Educação orienta os pais e/ou responsáveis a entrarem em contato com as escolas dos seus filhos para verificarem se haverá adequação do horário das aulas no período de recuperação dos prédios.

SMEd