- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da Assessoria das Relações Étnico-raciais, no dia 13 de maio, realizou o “Fórum 127 anos Pós-Abolição: Educação Afro-brasileira para uma Educação Inclusiva”, o qual contou com relatos de experiências e debates, reunindo professores e a comunidade rio-grandina no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.
A Mesa de Abertura do Fórum foi composta pelo vice-prefeito, Eduardo Lawson; a secretária-Adjunta da SMEd, Neci Bandeira; a representante do Conselho Municipal de Educação (CME), Maria Aparecida Reyer; e a representante da Comunidade Quilombola, Madalize Nascente. A seguir, iniciou-se a primeira mesa redonda, denominada “Ser Negro nos bancos escolares”, composta pelo assistente social, Marcel Amaral; a representante do “Coletivo Macanudos” e Historiadora, Treyce Ellen Goulart; e Madalize Nascente. A Professora Ingrid Costa, organizadora do evento e assessora pedagógica das Relações Étnico-raciais da SMEd, foi a mediadora da Mesa.
O público participante, que contou com a presença da superintendente de Gestão Pedagógica da SMEd, Ingrid Wally; gerente Pedagógica, Raquel Lempek; e representantes dos Núcleos Pedagógicos da Secretaria da Educação, além dos debates acerca das ações que a Educação brasileira tem realizado para que a população negra esteja inserida, de fato, na sociedade; e dos relatos de experiências, pode apreciar os trabalhos realizados pelas escolas da rede municipal para a implementação da Lei nº 10.639/2003. A assessora das Relações Étnico-raciais da SMEd reiterou que “a obrigatoriedade da lei da inserção do conteúdo no currículo possibilita o avanço, mas que é um processo lento”. Ainda segundo Ingrid, um dos objetivos do Fórum é relembrar as escolas de tratar o tema desde o início do ano letivo e não apenas em datas pontuais.
Na parte da tarde, o Fórum reiniciou com a palestra “127 anos Pós-Abolição: Educação Afro-brasileira para uma Educação Inclusiva”, com a Prof.ª Dr.ª Cassiane Paixão, socióloga. Logo após foram realizados os relatos de experiências das escolas da rede municipal.
De acordo com a superintendente de Gestão Pedagógica da SMEd, Ingrid Wally, “mais do que a inserção dos contéudos relacionados à história e à cultura afro-brasileiras no currículo das escolas, o Fórum preconizou que esta temática deva ser referência para o trabalho curricular de todo o ano letivo, perpassando por todas as disciplinas, nos diferentes níveis da escola, resgatando, assim, os anos que a sociedade não reconheceu e nem valorizou o negro. A reflexão não deve ser somente no início do ano, ou em datas específicas, mas, sim, todos os dias”.
SMEd
Roberton Reis