Prefeito assina decreto de criação da Escola Municipal de Educação Bilíngue Prof.ª Carmen Baldino

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), na manhã da última quinta-feira, 5, no auditório do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), realizou reunião com os diretores das escolas da rede pública municipal de ensino, onde foram repassados informes de caráter administrativo e pedagógico, além de questões relativas aos recursos humanos.

 

Antes de dar início à reunião com os gestores da rede, o prefeito Alexandre Lindenmeyer assinou o decreto de criação da Escola Bilíngue Carmen Regina Teixeira Baldino, que será a sétima escola regular do país a atender a comunidade surda e, também, possibilitará que esta comunidade aprenda Libras (Língua Brasileira de Sinais) como sua primeira língua.

Uma das idealistas do projeto de criação da escola especializada na educação de surdos, a professora Carmen Baldino, faleceu aos 51 anos, em janeiro de 2014. Ela dedicou sua carreira ao trabalho com os estudantes surdos. Após o falecimento da idealizadora do projeto, um grupo de professores seguiu engajado na luta pela escola bilíngue. Em homenagem à professora que tanto lutou pela concretização desse sonho, a Escola Bilíngue receberá o seu nome.

Além do prefeito Alexandre Lindenmeyer, do secretário de Município da Educação, André Lemes; dos gestores das escolas da rede municipal e da equipe pedagógica e administrativa da SMEd, estiveram prestigiando o evento o vereador Paulo Renato Gomes; a vereadora Denise Marques; a coordenadora Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande (SINTERG), Suzane Barros; e alunos surdos do município.

De acordo com o secretário da Educação, André Lemes, “esta escola é dedicada, primeiramente, a todos aqueles que fizeram desta luta uma tarefa cotidiana da sua vivência, lutando para a realização de um atendimento diferenciado a uma importante parcela da população; esta escola virá com uma nova proposta pedagógica, a qual  se descreve por incluir alunos surdos em uma classe regular de ensino bilíngue”. André também enfatizou que “esta não será uma escola de Educação Especial, mas, sim, uma Escola Bilíngue”.

Segundo o prefeito Alexandre Lindenmeyer, “está é a oficialização de um ato, que significa o início de uma nova etapa que busca materializar uma nova escola de ensino diferenciado a qual mostra os efetivos avanços na educação”.

SMEd
Roberton Reis