- Crédito: Núcleo de Diversidade e Inclusão
- Crédito: Núcleo de Diversidade e Inclusão
- Crédito: Núcleo de Diversidade e Inclusão
Na última quinta-feira, 7 de agosto, a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Diversidade e Inclusão, realizou, no Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva, reunião com a equipe diretiva, pedagógica e professores das Salas de Recursos das escolas da rede pública municipal de ensino para tratar sobre as orientações relativas à realização da Pré-Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
Tal proposta é uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, a qual visa desencadear, primeiramente no âmbito escolar, reflexões e discussões a cerca dos direitos, necessidades e ações em prol das pessoas que apresentam deficiência. Essas discussões devem envolver todos os segmentos da escola: professores, alunos, pais e funcionários, e estender-se, num segundo momento, à sociedade rio-grandina, de modo geral.
Para a realização da Pré-Conferência Escolar, cada instituição de ensino deverá organizar-se da seguinte forma: reunir professores, pais, alunos e funcionários para refletir sobre o que tem sido feito em prol dos deficientes e o que ainda precisa ser realizado, construído para assegurar seus direitos.
Dentro dos assuntos discutidos, serão debatidos nas escolas os seguintes eixos temáticos: Educação; Acessibilidade; Comunicação; Esporte, Cultura e Lazer; Saúde; Segurança e Acesso à Justiça; Transporte e Moradia; Padrão de vida e Proteção social; Trabalho e Reabilitação Profissional.
Após realizados os debates, as escolas deverão construir um documento “síntese” sobre tudo que foi discutido. Esta síntese deverá contemplar todos os eixos temáticos listados acima e considerar alguns aspectos: O que se tem e de que forma está acontecendo? O que ainda não existe? Quais as necessidades?
No dia 22 de agosto, as escolas deverão entregar à Equipe da SMEd a síntese com considerações e propostas, que serão debatidas em reunião no mesmo dia.
Cada escola deverá indicar/escolher dois “delegados”, ou seja, dois representantes: 1 dos trabalhadores em Educação (professor ou funcionário) e outro de pais e alunos. Estes delegados representarão a escola na reunião do dia 22, na SMEd, e, posteriormente, na Conferência Municipal, que tem data prevista para o dia 2 de setembro, na Prefeitura Municipal do Rio Grande.
Na síntese que será entregue no dia 22 de agosto, deverá constar, juntamente com os dados de identificação da escola, os nomes dos delegados. Maiores informações podem ser obtidas no Núcleo de Diversidade e Inclusão da SMEd, no Sobrado dos Azulejos, localizado na rua Marechal Floriano Peixoto, 103, ou pelo telefone (53) 9931-5370.
Também participou deste encontro a superintendente de Gestão Pedagógica da SMEd, Juliane Alves. Cabe destacar que a assessora do Núcleo de Diversidade e Inclusão, Elisângela Macedo, é a representante da SMEd no Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
SMEd
Roberton Reis