Equipe da UFPel vai às escolas participantes do I Festival de Vídeo Estudantil de Rio Grande

Na última quarta-feira, 6 de agosto, as equipes do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Secretaria de Município da Educação (SMEd), trabalhando em parceria, iniciaram os atendimentos às escolas que participarão do I Festival de Vídeo Estudantil de Rio Grande, projeto que tem como objetivo motivar a produção audiovisual, desenvolvendo a leitura de diversos gêneros textuais e audiovisuais como atividades pedagógicas vinculadas ao currículo escolar.

Pela manhã foi realizado atendimento aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental João de Oliveira Martins, que está localizada no bairro Castelo Branco. Durante a tarde foi a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental França Pinto, no bairro Miguel de Castro Moreira.

Em um primeiro momento, a equipe orientou e esclareceu dúvidas dos alunos responsáveis pelo roteiro e, logo em seguida, atendeu aos alunos que serão os diretores do filme. Ao final, o grande grupo foi reunido para que fosse feita a definição dos papéis e outras participações necessárias.

O I Festival de Vídeo Estudantil de Rio Grande é uma iniciativa do projeto de extensão “Oficina de Produção Audiovisual nas escolas” da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do curso de Cinema e Audiovisual e da Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Educação.

Entre os dias 13 de outubro e 21 de novembro acontecerá a exibição do Festival nas Escolas e, também, a votação dos vídeos. A entrega dos prêmios ocorrerá no dia 3 de dezembro.

SMEd
Roberton Reis