- Crédito: Núcleo da EJA
- Crédito: Núcleo da EJA
- Crédito: Núcleo da EJA
- Crédito: Núcleo da EJA
- Crédito: Núcleo da EJA
- Crédito: Núcleo da EJA
Nos dias 11 e 12 de julho, aconteceu o Encerramento da Formação “Olhares Sul-Rio-Grandenses na Formação de Jovens e Adultos”, que teve início em maio de 2013, numa parceria entre Secretaria de Município da Educação (SMEd), 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Na abertura, no dia 11 de julho, no Instituto Estadual de Educação Juvenal Müller, foi proporcionado aos participantes do Encontro um momento cultural com a flautista Charlise Bandeira. Após, aconteceu a palestra com a professora da Escola Silva Gama, Simone Ginar da Silva, que fez um fechamento de todos os módulos apresentados durante a formação, momento em que as escolas também tiveram a oportunidade de fazer uma exposição de trabalhos realizados em seus ambientes.
Nesta noite, a Formação contou com a presença do secretário de Município da Educação, André Lemes, e de sua assessora, Adriana Carvalho, assim como da superintendente de Gestão da Educação, Rejane Veleda; e das representantes da Gerência de Recursos Humanos, Ingrid Wally e Luciane Amaral. Representando a FURG, o Prof. Dr. Vilmar Alves, Coordenador do Projeto de Formação; e a Prof.ª Flavia Gonzales. Representando a 18ª CRE, a coordenadora Neila Gonçalves Silva. Também participaram as Professoras Doralina da Silva Avila, da EMEF Cipriano Porto Alegre; e Sandra Regina Oliveira Baldez, da EEEF Prof. Abílio Azambuja, de Santa Vitória do Palmar, representando a EJA das redes Municipal e Estadual.
No dia 12 de julho, às 9h, no Auditório do IFRS, a Prof.ª Dr.ª Sabrina Barreto, da FURG, dialogou com os professores presentes sobre a importância de um olhar diferenciado às especificidades da EJA. Houve, também, a participação de alguns professores de São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí, os quais também fazem parte deste processo formativo.
O secretário da Educação, em sua fala, reforçou sobre a importância e o compromisso que temos com o Processo Formativo dos professores da Rede Municipal, que atualmente tem sido prioridade do Pedagógico desta Secretaria, espaço este tão reivindicado por todos os professores.
O encontro foi bastante promissor porque os professores puderam dialogar, apresentar projetos desenvolvidos, avaliar a formação e sugerirem temas pertinentes à Educação de Jovens e Adultos a serem discutidos no próximo ciclo de formação, dentro da perspectiva da diversidade na EJA.
SMEd
Núcleo da EJA