Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC trabalhou com Projetos de Aprendizagem

O Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), no dia 11 de julho, nos turnos da manhã e da tarde, realizou mais um encontro do Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC, o qual é oferecido a todos os professores da rede pública municipal de ensino.

O Curso acontece no Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva, tendo um encontro por mês, e com o seu término previsto para o mês de outubro.

Neste encontro, os cursistas foram provocados a pensarem sua prática atual e possíveis mu­danças proporcionadas pelo uso das tecnologias, como recurso para ampliar o conheci­mento da realidade de seus alunos.

As assessoras do NTM mostraram que uma primeira etapa na transição para a Pedagogia por meio de Projetos é estabelecer um ambiente de diálogo e de livre expressão com a turma, permitindo que os interesses e curiosidades dos estudantes aflorem naturalmente. Na educação tradicional, grande parte dos estudantes se encontra acomodada em uma postura passiva de recepção de conteúdos e propostas de atividades prontas, de forma que essa acomodação, inicialmente, pode levar os alunos a se tornarem resistentes e sentirem dificuldades para se reconectar com o desejo de aprendizagem, a curiosidade natural e a postura investigativa. Diversas são as estratégias possíveis para estimulá-los, e cada educador certamente terá uma abordagem particular. Nesse sentido, as atividades da Unidade 3 deste Curso tem como objetivo auxiliar na socialização dessas estratégias.

Dentre as atividades desenvolvidas no encontro, trabalhou-se a “autoavaliação”. Levando-se em conta a necessidade de dialogar e compreender a realidade dos estudantes, os cursistas foram conduzidos a refletir sobre as seguintes questões:

  • Desenvolvo uma prática dialógica com meus estudantes?
  • Ouço suas ideias, dú­vidas, curiosidades?
  • Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para esta­belecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo?
  • De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?

Posteriormente, cada cursista explicitou seu ponto de vista, produzindo um pequeno texto a ser postado no seu Diário de Bordo, visto que as questões servirão como uma autoavaliação.

Na sequência, foi solicitada a pesquisa na internet de um exemplo de Projeto de Aprendizagem, de acordo com a metodologia apresentada. Também houve a possibilidade de apresentar uma experiência pessoal.

O próximo encontro está marcado para o dia 15 de agosto, sexta-feira, nos mesmos horários e local.

SMEd
Roberton Reis