- Crédito: NTM
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- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
O Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), no dia 11 de julho, nos turnos da manhã e da tarde, realizou mais um encontro do Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC, o qual é oferecido a todos os professores da rede pública municipal de ensino.
O Curso acontece no Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva, tendo um encontro por mês, e com o seu término previsto para o mês de outubro.
Neste encontro, os cursistas foram provocados a pensarem sua prática atual e possíveis mudanças proporcionadas pelo uso das tecnologias, como recurso para ampliar o conhecimento da realidade de seus alunos.
As assessoras do NTM mostraram que uma primeira etapa na transição para a Pedagogia por meio de Projetos é estabelecer um ambiente de diálogo e de livre expressão com a turma, permitindo que os interesses e curiosidades dos estudantes aflorem naturalmente. Na educação tradicional, grande parte dos estudantes se encontra acomodada em uma postura passiva de recepção de conteúdos e propostas de atividades prontas, de forma que essa acomodação, inicialmente, pode levar os alunos a se tornarem resistentes e sentirem dificuldades para se reconectar com o desejo de aprendizagem, a curiosidade natural e a postura investigativa. Diversas são as estratégias possíveis para estimulá-los, e cada educador certamente terá uma abordagem particular. Nesse sentido, as atividades da Unidade 3 deste Curso tem como objetivo auxiliar na socialização dessas estratégias.
Dentre as atividades desenvolvidas no encontro, trabalhou-se a “autoavaliação”. Levando-se em conta a necessidade de dialogar e compreender a realidade dos estudantes, os cursistas foram conduzidos a refletir sobre as seguintes questões:
- Desenvolvo uma prática dialógica com meus estudantes?
- Ouço suas ideias, dúvidas, curiosidades?
- Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo?
- De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?
Posteriormente, cada cursista explicitou seu ponto de vista, produzindo um pequeno texto a ser postado no seu Diário de Bordo, visto que as questões servirão como uma autoavaliação.
Na sequência, foi solicitada a pesquisa na internet de um exemplo de Projeto de Aprendizagem, de acordo com a metodologia apresentada. Também houve a possibilidade de apresentar uma experiência pessoal.
O próximo encontro está marcado para o dia 15 de agosto, sexta-feira, nos mesmos horários e local.
SMEd
Roberton Reis