- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
No ano de 2013, em uma parceria entre a Secretaria de Município da Educação (SMEd) e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), foi implantado o Projeto “Perfil Alimentar e Nutricional de Estudantes da Rede Escolar do Município do Rio grande“, o qual objetivou avaliar o perfil nutricional dos alunos da rede pública municipal de ensino.
Durante a pesquisa, 514 estudantes, provenientes de 45 turmas das 31 escolas de Ensino Fundamental participantes, responderam a um questionário contendo perguntas elaboradas estrategicamente com a finalidade de avaliar o perfil alimentar e conhecer o estado nutricional dos mesmos. Também houve a coleta das medidas antropométricas (peso e altura) desses alunos.
No início da tarde da última quarta-feira, 30 de abril, no Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva, o coordenador do Projeto, Prof. Dr. Walter Augusto Ruiz, e a Prof.ª Dr.ª Ana Maria Volkmer de Azambuja, ambos da FURG, juntamente com o Núcleo de Alimentação Escolar da SMEd, apresentaram aos Diretores das escolas da rede e aos membros do Conselho da Alimentação Escolar (CAE), os resultados da pesquisa, os quais têm, desde o início deste ano, reforçado as medidas de intervenção tomadas pelo Núcleo em relação à merenda escolar.
Dentre os resultados apresentados, chamou a atenção o fato de que quase 22% das meninas apresentam sobrepeso, enquanto 26% dos meninos são obesos. Com base nos resultados da pesquisa, o Núcleo de Alimentação Escolar tomou as seguintes medidas: aumentou a oferta de hortifrutigranjeiros; reduziu doces e preparações doces; incluiu mais alimentos integrais; modificou a estrutura do cardápio (almoço passará de 2 para 3 vezes na semana); e realizará Projetos de Educação Nutricional nas escolas da rede.
O secretário de Município da Educação de Rio Grande, André Lemes, também esteve presente e destacou a importância da pesquisa, ressaltando que, “mesmo sendo uma amostragem relativamente pequena, ela nos dá alguns indícios que acendem um sinal de alerta no nosso dia a dia em relação ao cuidado com a alimentação dos nossos alunos”.
SMEd
Roberton Reis