Vinculada à Secretaria de Município da Educação (SMEd) desde o início deste ano, a Escola de Belas Artes Professor Heitor Figueira de Lemos (EBAHL), com uma tradição de 92 anos no ensino das artes à comunidade rio-grandina, está passando por importantes transformações.
Em primeiro lugar, a EBAHL mudará seu endereço, deixando o atual prédio localizado na rua Carlos Gomes, 583, pois o mesmo tornou-se insuficiente para atender as necessidades da Escola devido a reformas urgentes que se fazem necessárias. Nesse sentido, a EBAHL será instalada no espaço revitalizado pela 5R Shopping Centers e que será transformado em Centro Cultural, onde ficavam as arquibancadas do antigo Jockey Club.
Outra importante transformação pela qual a EBAHL está passando diz respeito ao modo de acesso e funcionamento da mesma. Antes, a Escola oferecia todas as suas vagas à comunidade rio-grandina e cobrava uma pequena mensalidade de seus alunos. No entender da atual administração municipal, por ser mantida com recursos educacionais públicos, a prioridade da oferta de vagas será para os alunos regulares da rede pública municipal de ensino, mantendo um percentual de vagas oferecido à comunidade em geral. Além disso, não serão mais cobradas taxas mensais de nenhum aluno.
O acesso à EBAHL ocorrerá de dois modos: 70% das vagas serão destinadas aos alunos regularmente matriculados na rede municipal, e a distribuição dessas vagas será diretamente através da escola em que o aluno está matriculado. Os 30% de vagas restantes serão abertas à comunidade em geral, por meio de edital público.
Essas são mudanças de extrema importância para a EBAHL, as quais certamente trarão, em pouco tempo, resultados importantes, pois permitirão que mais alunos de baixa renda, sem condições de pagar uma mensalidade, possam ter acesso à educação de qualidade que é oferecida pela EBAHL, democratizando ainda mais a cultura e dando oportunidade aos nossos jovens.
“Estamos aguardando a liberação do novo prédio da escola para que possamos dimensionar como abrigaremos os alunos. O prédio não estará 100% liberado neste primeiro momento, será apenas uma parte. Então, sem termos a dimensão do espaço novo que vamos utilizar nós não podemos abrir novas vagas. Nós estamos garantindo a manutenção das vagas de todos os alunos matriculados. Mas até que façamos a mudança e nos instalemos no novo espaço do Jockey Club nós não temos como precisar quantas vagas serão abertas. Temos uma projeção, mas só a tornaremos pública a partir do momento em que estivermos no novo prédio”, declarou o secretário de Município da Educação, André Lemes.
A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande pede a compreensão da comunidade rio-grandina neste momento de transição. Tão logo estejamos alocados no novo espaço, iremos dar ampla divulgação sobre o funcionamento e ingresso na Escola de Belas Artes Professor Heitor Figueira de Lemos.
SMEd