- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
Nos dias 12 e 13 de dezembro, aconteceu o Seminário Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no Teatro Guarani e no prédio do Colégio Santa Margarida em Pelotas. O Seminário Estadual encerra a primeira etapa de implementação do Programa do PNAIC, cujo objetivo principal é a Formação Continuada de professores das redes públicas de ensino que atuam nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Esta ação é coordenada, em parte do Rio Grande do Sul, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Durante os dois dias, aconteceram relatos de experiências, mostras de trabalhos e exposições de banners. Através desses recursos, as 13 Orientadoras de Estudos da cidade de Rio Grande: Alessandra Mendonça, Aline Minasi, Chirly Duarte, Débora Porto, Juliane Alves, Leila Mello, Leyza Duarte, Luciane Longaray, Márcia Furtado, Maria Alonso, Paula Pires, Rafaelle Vieira e Roberta Torres, puderam relatar e mostrar parte do trabalho realizado neste ano, durante os encontros de formação com os Professores Alfabetizadores da rede municipal, desde maio.
Como Conferência de Abertura, a Profª. Drª. Telma Leal (UFPel) trouxe a fala intitulada “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e a Formação Continuada de Professores”, traçando um panorama das formações que aconteceram em 2013.
A Profª. Drª. Eliane Peres, coordenadora do grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES) da UFPel, fez a conferência de encerramento do evento no dia 13, no Teatro Guarani, intitulada “Alfabetização: uma história de sua história”.
Nesse mesmo dia, no encerramento do evento, durante o momento cultural que ocorreu no fim da tarde, no prédio da Secretaria de Cultura (em frente ao Teatro Guarani), uma exposição do acervo do HISALES, com o projeto Memórias da Alfabetização; a apresentação receptivo-interativa do Grupo Tholl e a apresentação Vitrola de Histórias, com Leila Pereira e Karine da Cunha.
“O evento trouxe grande contribuição à formação de quem presenciou os relatos e mostras, pois, a partir deles, analisamos, refletimos, alicerçamos, construímos e desconstruímos nossos saberes enquanto formadores”, destacou Paula Pires, coordenadora do Núcleo de Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
SMEd
Roberton Reis