EMEF Mate Amargo realiza projeto Consciência Negra e outras consciências

No Brasil, o dia 20 de novembro, além de ser a data de celebração ao Dia da Consciência Negra, também é um dia dedicado à reflexão sobre a inserção dos afrodescendentes na sociedade brasileira. Mas não só neste dia devemos refletir sobre este assunto. No nosso dia a dia vemos atitudes de preconceito e desvalorização, não só para com o povo negro, mas também com os diversos grupos que hoje são considerados minorias.

Observando a necessidade de valorizar e compreender o processo de formação de nossa sociedade, professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mate Amargo desenvolveram um projeto chamado “Consciência Negra e outras consciências”. Durante o projeto, os alunos tiveram a oportunidade de fazer uma desconstrução de visões estereotipadas pela elite historicamente dominante, nas quais as minorias têm o estigma da miséria, do atraso tecnológico e da não capacidade de construir sua própria história.

Planejado por um grupo de professores (Ana Lúcia Silva, Dalva Correia, Jacqueline Soares, Jucele Martins, Juliana Seixas, Laisa Nogueira, Neusa Due, Sabrina Fonseca e Tânia Torres) das mais variadas disciplinas, ao longo de seus intervalos, gavetas e hora-atividade, o projeto partiu da necessidade percebida por estes em se trabalhar de forma menos compartimentalizada suas respectivas disciplinas, bem como a identificação do déficit existente no conhecimento dos estudantes no que diz respeito à história e situação das minorias históricas.

O Projeto “Consciência Negra e outras consciências” foi desenvolvido entre os dias 18 e 22 de novembro, embora a continuidade da discussão e de algumas práticas tenha percorrido o restante do ano letivo. Todavia, como a pretensão inicial vai ao encontro da Semana da Consciência Negra, as principais atividades pedagógicas voltadas às relações étnico-raciais tiveram como margem a referida semana. As disciplinas envolvidas na proposta de intervenção, ora individual, ora em conjunto, desenvolveram atividades variadas e com propósitos claramente ligados ao desenvolvimento crítico dos estudantes.

Excetuando os caminhos construídos intuitivamente nas salas de aula, as disciplinas envolvidas desenvolveram as seguintes atividades: Grafite feito pelos estudantes nos muros externos da escola; Fotografias que envolveram e geraram discussão sobre o tema; Camisetas personalizadas, sobre a temática, confeccionadas pelos estudantes em ambiente escolar; Cartazes e painéis provocativos sobre o preconceito na sociedade atual; Estudos e releituras de artistas negros brasileiros; Trançados de origem indígena; Pesquisa e elaboração de painel sobre os principais esportistas negros; Roda de Capoeira com o grupo que pesquisou sobre Angola durante a Feira das Nações; Oficina de brincadeiras de origem africana; Vídeo e discussão sobre um conto africano.

Com as turmas de 8ª Série foi apresentado o vídeo documentário “Brasil: uma história inconveniente”, seguido de análise e discussão do mesmo. Com as turmas de 8º Ano foi apresentado o filme “Sara Fina: o som da liberdade”, seguido de análise e discussão do mesmo.

Ainda aconteceram as seguintes atividades: Hip-hop, com o cantor e compositor Stênio Branco e Criação de poesias referente ao tema.

SMEd
EMEF Mate Amargo