NTM finaliza curso sobre uso das TICs

No dia 29 de novembro, sexta-feira, o Núcleo de Tecnologia Municipal da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande realizou o último encontro de formação do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs, voltado aos professores articuladores das escolas da rede pública municipal de ensino.

No encontro foi trabalhada a Unidade 4 – Prática Pedagógica e Mídias Digitais. Após leitura prévia de um texto sobre mídias na educação, os professores articuladores relataram uma experiência relacionada ao uso das mesmas. Cada um preparou uma breve apresentação, além de levar material sobre a experiência relatada, socializando ideias e opiniões sobre o assunto da unidade.

As assessoras do NTM apresentaram aos professores articuladores alguns sites com sugestões e materiais para o trabalho sobre mídias na educação nas suas respectivas escolas.

Após, foi proposto aos cursistas uma atividade que utilizou música, em forma de brincadeira, para trabalhar algumas questões aprendidas durante a formação.

Como atividade final, as assessoras mostraram um vídeo para que os educadores refletissem sobre o ato de avaliar o outro (o aluno, a escola, seu colega, a sociedade), percebendo que é necessário saber se autoavaliar para melhorar o relacionamento humano na comunidade em que está inserido. Esta atividade foi postada no Diário de Bordo no ambiente virtual da Plataforma e-Proinfo, que é um ambiente colaborativo de aprendizagem.

SMEd
Roberton Reis