- Crédito: EMEF Dom Pedro II
- Crédito: EMEF Dom Pedro II
- Crédito: EMEF Dom Pedro II
- Crédito: EMEF Dom Pedro II
- Crédito: EMEF Dom Pedro II
- Crédito: EMEF Dom Pedro II
- Crédito: EMEF Dom Pedro II
- Crédito: EMEF Dom Pedro II
- Crédito: EMEF Dom Pedro II
No dia 14 de novembro, quinta-feira, aconteceu a II Feira Literária da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II, situada no bairro Bosque Silveira. A mesma, além de realizar atividades voltadas à literatura e à arte, também homenageou o Centenário de Vinícius de Moraes.
A escola, que atende desde a Educação Infantil até o 5º Ano, contou com dez oficinas na Feira, as quais buscaram desenvolver as múltiplas linguagens no ambiente escolar: Dança, Música, Espanhol, Teatro de Fantoches, Vinicius de Moraes para Crianças, Origami, Cinepipoca, Túnel do terror, Ônibus de Inclusão Digital e Biblioteca Móvel. As oficinas foram desenvolvidas por voluntários, professores, monitores e parceiros. O Tema da Feira Literária foi “Uma vida não basta apenas ser vivida: também precisa ser sonhada! – Mário Quintana”.
O evento contou com as seguintes apresentações: Teatro da Dengue, Grupo TÓCAIC e apresentação teatral dos alunos da escola, que fazem parte do Projeto “Vivendo e aprendendo além da sala de aula” e da Hora do Conto. A Feira também possibilitou que os professores da escola partilhassem suas experiências e atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. A Fundação Bunge também foi parceira no evento, contribuindo com o lanche oferecido.
A EMEF Dom Pedro II, a fim de promover a integração entre algumas escolas próximas, visto que é muito importante o enriquecimento desta relação de partilha e troca entre as redes municipal e estadual de ensino, estendeu o convite às mesmas. Estiveram participando do evento a EMEI Deise Guma Pagel, a EMEF Rui Poester e a EEEM José Mariano Becker (CIEP). A Vereadora Denise Marques também esteve prestigiando o evento.
A proposta da escola foi propiciar, através deste evento, dinamismo social e cultural, possibilitando que os educandos vivenciassem a leitura em sua amplitude e significados, como bem definiu Louis Pasteur ao afirmar “Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser”.
“O evento foi tudo o que podíamos esperar para nossas crianças, pois proporcionou vivências grandiosas, que os olhares de cada um de nossos alunos transmitiram durante este dia; foi reflexo das propostas que a escola vem buscando desenvolver ao longo do ano letivo, ressignificando perspectivas de vida para a comunidade a qual atende, baseadas na motivação dos educandos, resgatando, assim, valores e atitudes que visam ao bem da sociedade em que vivemos”, destacou Karine Dias Pinto, coordenadora Pedagógica da EMEF Dom Pedro II.
Karine encerrou afirmando que “a escola convidou os alunos a fazerem parte desta nova história que começou a ser escrita na EMEF Dom Pedro II”.
SMEd
Roberton Reis