- Crédito: Núcleo da EJA
- Crédito: Núcleo da EJA
- Crédito: Núcleo da EJA
- Crédito: Núcleo da EJA
- Crédito: Núcleo da EJA
- Crédito: Núcleo da EJA
O Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, seguindo a proposta pedagógica da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande, de “formação em serviço”, realizou nos dias 05 e 07 de novembro, oficinas de Matemática para os professores do I e II Bloco, as quais foram ministradas pelas professoras da rede municipal e doutorandas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Maritza Costa Moraes e Vanda Leci Bueno Gautério.
A atividade buscou ressignificar o ensino da matemática, aproximando do cotidiano dos alunos os conceitos desenvolvidos nas salas de aula. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Matemática e Física (LEMAFI), do Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (CEAMECIM), na FURG.
O objetivo das oficinas é dar destaque ao fato de como a Matemática está presente em nosso dia a dia, a fim de propiciar discussões sobre práticas pedagógicas para o ensino desta disciplina. Explorou-se o uso de imagens, geoplano, de escala cuisenaire, da confecção de uma planta baixa de uma residência e uso de alguns softwares. Também foram problematizadas algumas situações e conceitos matemáticos presentes no cotidiano.
Segundo Maritza e Vanda, as oficinas “(Re)significando o ensino da matemática no cotidiano” e “Discutindo e Vivenciando Ferramentas Pedagógicas no Ensino da Matemática para a Educação de Jovens e Adultos”, oferecidas para os professores da EJA da rede pública municipal de ensino, “tiveram a intenção de dinamizar e compartilhar experiências, para que, em um processo coletivo, ressignificassem os conceitos que lhes permitiriam ter uma prática de sala de aula com ênfase no processo de construção, e não mais na mera reprodução conceitual. A oficina possibilitou a configuração de uma rede de conversação aprendente, na qual não existe mais espaço para acomodações ou mesmices em sala de aula, mas uma prática docente com autoria e autonomia”.
Essa foi a última formação oferecida no ano de 2013. O processo formativo terá continuidade no próximo ano, sempre com o intuito de problematizar as atuais práticas educativas.
SMEd
Núcleo de Educação de Jovens e Adultos