- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
No dia 1º de outubro, sexta-feira, alunos do 6º ao 9º Ano da EMEF França Pinto estiveram reunidos com o secretário de Município da Educação de Rio Grande, André Lemes, no Salão do Sobrado dos Azulejos, a fim de que fossem apresentadas algumas demandas relativas à infraestrutura da escola.
Acompanhados pelos professores Ana Cristina Duarte (Geografia) e Fábio Beilfuss (História), os alunos conversaram, debateram e ouviram o secretário André, o qual leu a pauta de solicitações que lhe foi entregue, e, a cada item lido, procurou apresentar possíveis e viáveis soluções, como por exemplo a questão estrutural do prédio da escola, que até o final do ano deverá ter um projeto feito pelos engenheiros da prefeitura.
André destacou que já conhecia a maior parte das demandas apresentadas, pois grande parte delas têm sido solicitadas há muito tempo, como por exemplo a questão da rede elétrica, que segundo o secretário é um dos grandes problemas que a escola tem enfrentado, uma vez que os fios são muito antigos.
“Essa atividade faz parte de um projeto da EMEF França Pinto que trabalha o tema juventude. Em sala de aula, foram trabalhadas questões relacionadas à sociedade, à democracia e às diversas formas de exercer a cidadania. Também foi construída uma pauta de revindicações, através de debates dentro da escola. Assim, ir até a SMEd e entregar ao secretário da Educação as demandas identificadas pelos alunos, torna-se um verdadeiro exercício de cidadania, de concretrização dos seus direitos”, explicou Ana Duarte.
O secretário André parabenizou a iniciativa dos professores e dos estudantes. “Os estudantes da EMEF França Pinto deram um importante exemplo de construção de sua cidadania ao reivindicar soluções para os problemas de sua escola. De nossa parte, estaremos sempre abertos ao diálogo e gostaríamos de que outras escolas se espelhassem e trouxessem seus alunos até a sede da SMEd. O diálogo franco e aberto é e sempre será a principal marca de nossa gestão“, finalizou o secretário.
SMEd
Roberton Reis