Fonte: www.jornalagora.com.br
“Aprendi que cada momento que ele vivia, fosse triste ou alegre, ele escrevia. E ele tinha muita criatividade, escolhia bem as palavras. Sabia bem o que queria dizer”, disse a pequena Emily Leiria Lopes, de nove anos, aluna do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Navegantes, ao falar do que aprendeu sobre a vida e obra do poeta Vinicius de Moraes.
Emily e os demais 169 alunos da escola estão participando de atividades literárias que buscam ressaltar a importância da leitura, da poesia e das músicas. Esse ano, a escola realizou trabalhos tendo como tema o centenário do nascimento do poeta. Há 10 anos, com o apoio da Fundação Bunge, a escola Navegantes vem desenvolvendo atividades voltadas ao incentivo à leitura. “Durante todo o ano, são realizados projetos visando à formação de leitores, como por exemplo, o projeto Os Mediadores Mirins de Leitura, que prepara os estudantes para lerem para outras crianças”, informou Maria Mirta, consultora da Fundação em Rio Grande.
Esse ano, além de incentivar a leitura das obras do poeta na sala de aula, as paredes e portas da escola foram decoradas com cartazes com poemas de Vinicius e ilustrações alusivas. Culminando às atividades de 2013, a escola irá realizar a V Feira Literária nos dias 08 e 09 deste mês.
De acordo com Maria, um dos diferenciais da quinta edição da Feira Literária, além da realização de um Sarau Literário direcionado à comunidade, é que, pela primeira vez, a própria escola está organizando o evento. “Até ano passado, a Fundação apoiou a organização. Plantamos a semente e esse ano eles estão mostrando o que aprenderam”, complementou Maria.
“Com o sarau literário, que terá como tema um boteco, levando em consideração que o poeta era um boêmio, buscaremos mostrar para os pais dos alunos e para a comunidade um pouco do que fizemos durante todo o ano na sala de aula”, explicou a diretora Lucenir Machado, revelando ainda que o evento irá reunir apresentações musicais e declamação, tendo como base as obras do poeta, com a participação de alunos e convidados.
No dia 9, acontecem sete oficinas literárias direcionadas aos estudantes da escola. “Teremos a oficina de culinária, por exemplo, onde os próprios alunos irão construir o seu alimento tendo como modelo os animais da Arca de Noé (conjunto de poemas infantis de Vinicius de Moraes). Eles fizeram uma pesquisa e descobriram que o Vinícius adorava culinária e copiaram as receitas que o poeta mais gostava e irão fazer aqui na escola”, explicou a diretora, revelando ainda que as demais oficinas serão sobre ritmo musical, corporal, adivinhações, desenho e audição de poesias, “A palavra é…” e dobradura, todas tendo com tema as poesias, músicas e a vida do poeta.
Por Eduarda Toralles
eduarda@jornalagora.com.br