- Crédito: Núcleo da EJA
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A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande, através do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (EJA), promoveu nos dias 16 (I Bloco) e 19 de setembro (II Bloco), sob a mediação da Profª. Rita Germano, a Oficina “Língua Portuguesa e suas múltiplas facetas“.
Diretora de Gestão Educacional e Cultural da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de São José do Norte, Rita Germano abordou de forma interdisciplinar diferentes gêneros textuais, a fim de que os professores da EJA explorem na sala de aula com os seus alunos. Um dos gêneros trabalhados foi a música, onde, de forma criativa, abordou questões sociais, percebendo as mulheres representadas por cinco músicas: Amélia, Pagu, Natasha, Ana Júlia e Burguesinha.
“A ideia é trazer o movimento da rua para a sala de aula. Hoje, não concorremos com todas as cores, sabores, sons… toda essa polifonia que existe; assim, nós professores, precisamos abrir os portões da escola para que nossas aulas sejam tão atraentes e dinâmicas quanto a rua”, afirmou a professora Rita, que concluiu dizendo que “A Língua Portuguesa é linda, é viva. Não é uma paranoia de classificações, normas e regras a serem decoradas; ela tem múltiplas facetas que devemos desvendar em sala de aula”.
Abaixo, apresentamos o relato de dois professores participantes da Oficina.
“Realizamos atividades coletivas, problematizando situações cotidianas de nossa sociedade. Dentre elas, nos foi proposto o desafio de construir um roteiro de trabalho, a partir de cartazes utilizados nos manifestos ocorridos em nosso país nos meses de junho e julho. Também nos foi proposto representar por meio de construção artística, o perfil de mulheres descritas em cinco músicas diferentes”, descreveu Ana Cristina Garima Jaques.
“As atividades elaboradas pelos grupos contribuíram para a ampliação das possibilidades de desenvolvimento de temáticas em sala de aula, além de permitir que outras formas de expressão sejam construídas juntamente com os estudantes, valorizando suas realidades socioculturais, integrando o uso das mídias digitais e convergindo para a constituição de saberes que consideram a complexidade da vida em sociedade”, destacou Fabio Alexandre Dziekaniak.
SMEd
Núcleo de Educação de Jovens e Adultos