- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
O 1º Encontro de Educação e Tecnologia, promovido pelo Núcleo de Tecnologia Municipal da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande, encerrou logo após às 22h de terça-feira, 17, com a “tecnológica” palestra do Prof. Luciano Maciel Ribeiro, Doutorando em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), abordando o tema “Tecnologias e Inovações na Educação”.
O segundo dia do Encontro iniciou com a “1ª Mostra de trabalhos dos professores articuladores da rede pública municipal de ensino do Rio Grande”, onde foram relatadas e ilustradas diferentes e criativas experiências realizadas pelas professoras Elisabete Moraes (EMEF Ana Neri), Giselle Machado (EMEF Sylvia Centeno Xavier), Kellen Madono e Vera Lúcia Sá (EMEF Mate Amargo), Lisiane Kisner (EMEE Maria Lucia Luzzardi) e Tatiana Gomes (EMEF Viriato Corrêa).
As professoras expuseram as vantagens do uso das TICs como ferramentas pedagógicas; a possibilidade do uso da tecnologia, mesmo sem acesso à internet; projetos possíveis e viáveis; blogs e redes sociais como aliados no processo ensino-aprendizagem; e a tecnologia como ferramenta no auxílio à superação de alunos com dificuldades de comunicação.
Mais do que uma simples Mostra de Trabalhos, o momento foi de compartilhamento de ideias e de possibilidades para o uso das TICs na escola, estando em completo acordo com o tema do Encontro: “Tecnologia e Educação: o Desafio do professor atual”.
Após o intervalo, foi a vez do palestrante Luciano Maciel Ribeiro fazer uso da palavra, trazendo para o Encontro um pouco do conhecimento adquirido em mais de 20 anos de trabalho e pesquisa em aplicação de recursos tecnológicos na educação.
Prestigiando o evento estavam o secretário de Município da Educação, André Lemes; a gerente Pedagógica, Raquel Lempek; os coordenadores de Núcleos da SMEd, Felipe Alonso (Educação do Campo), Juliane Alves (Anos Iniciais), Luiza Bonneau (Diversidade e Inclusão), e Rosane de Azevedo (Bibliotecas).
“Esses momentos de formação são muito importantes, e é importante que o secretário da Educação valorize aquilo que a sua equipe tem apresentado como proposta formativa para os professores da rede; a SMEd aposta muito nisso e temos valorizado muito esses momentos”, destacou André Lemes.
“Compramos a ideia lançada pelo secretário André e, a partir daí, tínhamos como objetivo fazer algo que contribuísse realmente para a prática do nosso professor na sala de aula, ou no laboratório de informática. Não queríamos trazer teorias prontas, mas sim mostrar como “fazer”, encerrou a coordenadora do NTM, Deise Maciel.
SMEd
Roberton Reis