- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande, através do Núcleo de Diversidade e Inclusão, abriu oficialmente na noite de terça-feira, 10, o 1º Seminário Municipal sobre Diversidade e Inclusão, o qual objetiva oportunizar a problematização e o diálogo plural acerca de questões referentes à (in)exclusão escolar.
Tendo como público-alvo os professores(as), diretores(as), supervisores(as), orientadores(as) e monitores(as) da rede municipal de ensino e escolas especiais do município de Rio Grande, o Seminário estará ocorrendo até a próxima sexta-feira, 13, no Auditório do Colégio Salesiano Leão XIII, iniciando sempre às 18h.
Após a recepção oferecida aos participantes do Seminário e aos convidados, houve a composição da Mesa de Abertura do evento, a qual contou com a ilustre presença do prefeito Alexandre Lindenmeyer, da secretária Adjunta da SMEd, Neci Coelho; da superintendente de Gestão Pedagógica, Roberta Brodt; da coordenadora do Núcleo de Diversidade e Inclusão, Luiza Bonneau; e do palestrante Claudio Luciano Dusik, psicólogo e Mestre em Educação.
Na plateia estavam a primeira-dama, Eunice Lindenmeyer; a chefe de Gabinete do Prefeito Darlene Pereira; a vereadora Denise Marques, representando a Câmara de Vereadores; a superintendente de Gestão da Educação, Rejane Veleda; a representante do SINTERG, Rosana Pffarius; a gerente Pedagógica da SMEd, Raquel Lempek; a representante da 18ª CRE, Eliete Lopes; e coordenadores(as) e assessores(as) dos Núcleos Pedagógicos e Administrativos da SMEd.
Diagnosticado ainda quando criança com atrofia muscular espinhal (AME), uma doença que deforma o corpo e limita os movimentos, Claudio não deixou que as impossibilidades causadas pelo transtorno fossem barreiras para ele desistir de seus objetivos. Nesse sentido, o palestrante abordou o tema “Vencendo desafios e projetando o futuro: abrindo caminhos para a inclusão”, embasado na ideia de que “são as nossas ações, e não as condições de nossas vidas, que determinam nosso destino”.
A programação para amanhã, sexta-feira, é a seguinte:
Apresentação Artística: Étnico Racial.
Palestra: “Diversidade Sexual na escola”, com a Profª. Deise Azevedo Longaray.
Intervalo.
Palestra: “Um novo olhar na sala de aula para as questões afro-indígenas sob a perspectiva da Inclusão”, com Margareth Cristiane dos S. Teixeira.
SMEd
Roberton Reis