Prefeitura anuncia investimentos na educação e valorização dos professores

No início da tarde de ontem, dia 11 de setembro, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal do Rio Grande, o secretário de Município da Educação, André Lemes, anunciou a liberação, por parte do Governo Federal, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de 12 milhões de reais para a rede pública municipal de ensino.

O prefeito municipal Alexandre Lindenmeyer, o vice-prefeito Eduardo Lawson, a secretária Adjunta da SMEd, Neci Coelho; as superintendentes da SMEd, Rejane Veleda e Roberta Brodt; o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Renato Gomes; os vereadores Denise Marques, Joel Ávila e Flávio Vigilante; os representantes do SINTERG e dos Núcleos da Secretaria da Educação; e os diretores das escolas municipais de Rio Grande, estiveram presentes ao anúncio, celebrando as futuras ações voltadas à Educação no município.

A verba, que deverá ser liberada ainda no 2º semestre de 2013, será usada para novas construções: duas escolas de Ensino Fundamental (12 salas de aula cada), duas escolas de Educação Infantil (com capacidade para atender até 240 crianças em turno parcial), três quadras poliesportivas cobertas e duas coberturas de quadras poliesportivas.

Cassino e Povo Novo receberão as escolas de Ensino Fundamental. Já as escolas de Educação Infantil serão construídas nos bairros Parque Marinha e Parque São Pedro, diminuindo um dos maiores déficits da cidade, pois Rio Grande atende a apenas 5,5% das crianças de 0 a 3 anos.

Com recursos também oriundos do FNDE, o secretário André anunciou o recebimento de 403 mil reais para investimentos em veículos destinados ao transporte escolar, sendo que serão comprados 2 ônibus escolares acessíveis, com amplo elevador para alunos cadeirantes, e 1 ônibus escolar rural, que ajudará no enfrentamento de alguns problemas do transporte escolar em relação à áreas isoladas.

A valorização do profissional da educação também foi contemplada e, nesse sentido, André Lemes falou sobre o encaminhamento do Projeto de Lei à Câmara de Vereadores, que trata da Incorporação Salarial, para fins de aposentadoria, das funções gratificadas de Diretor, Vice-Diretor e Professor de Classe Especial, além das convocações por Regime Extraordinário de trabalho.

Outro tema que mereceu destaque nessa tarde de importantes anúncios para a educação municipal, foi a “Qualificação da Proposta Pedagógica”, a partir do Projeto de Lei que cria os seguintes cargos de professores e de técnicos por concurso público:

  • Professor de Educação Artística para Educação Infantil e Séries Iniciais;
  • Professor de Educação Física para Educação Infantil e Séries Iniciais;
  • Professor de Educação Musical para Educação Infantil e Ensino Fundamental;
  • Orientador Educacional;
  • Assistente de Educação Infantil;
  • Monitor de Transporte Escolar.

Na ocasião, foi empossada a professora Marzi Ribeiro Vasconcelos, eleita para cargo de diretora da EMEI Tia Luizinha, o qual estava vago desde a eleição para a Câmara de Vereadores da sua antiga diretora, a vereadora Andréa Dutra. Outras três escolas municipais, por terem atingido o número limite de alunos, passaram a ter a oportunidade de possuir mais uma vice-diretora e, com isso, também foram empossadas: Flávia Cardoso, vice-diretora da EMEF Wanda Rocha Martins; Mirian Scherer, vice-diretora da EMEF Barão do Rio Branco; e Marta Loureiro, vice-diretora da EMEF Dom Pedro II.

SMEd
Roberton Reis