Formação do Núcleo de Diversidade e Inclusão aborda Fonética Articulatória

Durante a manhã e a tarde da última segunda-feira, 02, no Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão, foi realizada a reunião mensal do Núcleo de Diversidade e Inclusão da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande com os(as) professores(as) que atuam nas Salas de Recursos e Classes de Estudos Diferenciados nas escolas da rede pública municipal de ensino.

A reunião iniciou com a coordenadora do Núcleo, Luiza Bonneau, repassando alguns informes às professoras presentes, relatando a programação dos próximos encontros e divulgando o 1º Seminário Municipal sobre Diversidade e Inclusão, que acontecerá nos dias 10, 11, 12 e 13 de setembro, no Auditório do Colégio Salesiano Leão XIII, das 18h às 22h.

A Profª. Drª. Susie Enke, do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), abordou a temática “Fonética Articulatória”, onde foram demonstradas e executadas diversas técnicas para identificar as dificuldades de articulação oral dos alunos, bem como para o consequente trabalho de consciência fonológica voltado a sanar essas dificuldades, seja através de jogos, ou de brincadeiras com palavras, rimas, aliterações, sílabas e fonemas apresentados em músicas, trava-línguas e poemas.

SMEd
Roberton Reis