SMEd debate Formação na área de Educação Patrimonial

No dia 27 de agosto, terça-feira, o secretário de Município da Educação de Rio Grande, André Lemes, e a coordenadora do Núcleo de Ensino Fundamental – Anos Finais da SMEd, Marta Leivas, estiveram reunidos com representantes da empresa Odebrecht Energia e, também, com integrantes da Sapienza Arqueologia e Gestão do Patrimônio, a fim de estabelecer uma parceria na área de Educação Patrimonial.

A Sapienza Arqueologia e Gestão do Patrimônio é uma empresa especializada na gestão e difusão do patrimônio arqueológico, prestando serviço principalmente na área de licenciamento ambiental. A empresa conta com a expertise de arqueólogos, historiadores, geógrafos, arquitetos, biólogos, oceanógrafo, turismólogo, engenheiro agrônomo, pedagogos e administradores, primando pela qualidade na realização de pesquisas arqueológicas e Educação Patrimonial, bem como na produção de conhecimento científico.

Nessa reunião foi apresentada uma proposta de Curso de Formação na área de Educação Patrimonial, o qual seria destinado aos professores de História, Geografia e Artes, que atuam no Ensino Fundamental – Anos Finais da rede pública municipal de ensino. Essa formação, mais que uma necessidade, representaria uma possibilidade de (re)pensar as práticas docentes, assim como potencializar processos de mudança em relação à valorização e conservação do patrimônio cultural e ambiental do município. Essa ação será articulada com o Núcleo de Educação Patrimonial, que atualmente está vinculado à Secretaria da Cultura.

Fizemos um conjunto de provocações à empresa Odebrecht, que está se instalando em nossa cidade com o Parque Eólico do Senandes, reforçando a ideia de que todos os projetos devem corroborar com a proposta pedagógica desta Secretaria, tendo que fazer sentido na aprendizagem das crianças. Sentimos que a coordenação da empresa se mostrou sensível aos nossos objetivos. Tenho a certeza de que faremos uma importante parceria para o fortalecimento da educação municipal”, destacou o secretário André.

SMEd
Roberton Reis