Palestra aborda o aprendizado dos idosos

O Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Município da Educação do Rio Grande, no início da noite de sexta-feira, 16, proporcionou aos professores, diretores, coordenadores e supervisores das escolas da rede pública municipal que atendem a essa modalidade de ensino, a palestra “A cognição no idoso: saberes sobre a memória, audição e aprendizagem”.

A palestra, que aconteceu no Auditório do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., foi ministrada pela fonoaudióloga Ana Lúcia Pires Afonso da Costa, Mestre em Letras e Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, exercendo, atualmente, a função de superintendente de Ações em Saúde da Secretaria Municipal de Pelotas.

Estiveram presentes à palestra, representando a SMEd, a superintendente de Gestão Pedagógica, Roberta Brodt, e as coordenadoras e assessoras dos Núcleos de Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Diversidade e Inclusão e Orientação e Supervisão.

De acordo com Roberta Brodt, “esse foi mais um processo formativo que ocorreu a partir das demandas dos profissionais que trabalham com a EJA. Nesse sentido, uma palestra que aborda o aprendizado do idoso nesta modalidade de ensino é de extrema relevância, pois não há conteúdo escrito sobre esse assunto”.

Envelhecer é um fenômeno complexo, envolvendo aspectos biológicos, afetivos, cognitivos e sociais, porém o envelhecimento hoje em dia é muito diferente de como era com nossos avós”, afirmou a palestrante Ana da Costa.

SMEd
Roberton Reis