- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Kátia Cilene
- Crédito: Kátia Cilene
- Crédito: Kátia Cilene
- Crédito: Roberton Reis
O Salão do Sobrado dos Azulejos, prédio que abriga a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande, recebeu no final da tarde de sexta-feira, 16, a (re)apresentação do 1º Sarau Poético da EMEF Helena Small.
As professoras de língua portuguesa da escola, os pais e os responsáveis dos alunos estiveram prestigiando a atividade cultural, assim como a equipe gestora da SMEd e os demais servidores.
O público teve a oportunidade de ouvir versos de poetas consagrados sendo recitados, além de ouvir versos criados pelos próprios alunos, num misto de clássico e contemporâneo.
“Momentos como este dão significado ao FAZER, tanto na escola, quanto fora dela! Sarau Poético não significa apenas poemas x estudantes x professores. Envolve o intelecto, o sentimento, a razão, a emoção, envolve pessoas, transcende a escrita, a oralidade. Faz com que autor, estudante, professor e público sejam imersos no universo cultural da literatura”, afirmou a assessora Pedagógica de Língua Portuguesa, Joelma Furtado.
Segundo a professora Katia Cilene, uma das idealizadoras da atividade, “o 1º Sarau Poético da EMEF Helena Small é o reflexo de um trabalho educativo e cultural que propiciou às professoras e, em especial aos alunos, uma oportunidade ímpar de aprendizagem e crescimento artístico-literário”.
De acordo com Joelma Furtado, não basta agradecer à comunidade da EMEF Helena Small, mas sim já firmar compromisso premente para o 2º Sarau Poético, pois como nas palavras de NOVÓA, “A maneira como cada um de nós ensina está diretamente dependente daquilo que somos como pessoa quando exercemos o ensino”.
SMEd
Roberton Reis