- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
A Comunidade da EMEF Sant’Ana viveu uma manhã de sábado (17) bastante agitada, pois foi realizado o 1º Campeonato de Skate da escola, o qual contou com 67 inscritos, que foram agrupados em baterias divididas por idade.
O evento foi aberto à comunidade escolar, e escolas próximas foram convidadas, porém, segundo a diretora Denise dos Santos, até skatistas de Pelotas participaram do evento.
O Campeonato, que foi prestigiado pelo secretário de Município da Educação, André Lemes, recebeu patrocínio da Aloha, Quebra-Mar, Marola, Olímpia, Garcia Informática e FB, tendo como coordenador o skatista Luís Lobo (Guga), líder comunitário do Parque Marinha. O júri foi por composto por uma equipe de skatistas conhecidos na cidade: Falcão, Franco e Marinha. Ao final da competição, os premiados foram:
- 1º lugar: Daniel Vargas (ganhou skate original);
- 2º lugar: Talis da Cunha (ganhou camiseta);
- 3º lugar: Mega Mente (ganhou boné).
Nos intervalos das baterias, diversos brindes foram sorteados e entregues aos inscritos. A convite do professor Pedro Rodrigues, houve a apresentação da Banda Baconzitos, composta por Inaê Dutra (vocalista), Ricardo de Lima (guitarrista), Bruno Moraes (guitarrista), Anderson Eberts (baixista) e Laura Suárez (baterista).
“Gostaríamos de ressaltar nossa satisfação pelo sucesso do evento, o qual teve como motivação a insistência dos alunos em andarem de skate pelo meio da rua, em meio aos carros. Nós tentamos coibir, prevendo algum acidente. Desta preocupação, surgiu o diálogo sobre o assunto no interior da escola e dois alunos, José Felipe e Jonathan Arrieche, tomaram o assunto com responsabilidade e sugeriram um campeonato de skate. Em busca da realização do evento, buscamos o secretário de Educação, que nos indicou a professora Denise das Neves, do Núcleo de Educação Integral (também coordena o Programa Mais Educação), que abraçou a causa conosco, dinamizou a realização da atividade e nos apresentou ao Guga”, relatou a diretora da EMEF Sant’Ana.
Ainda de acordo com Denise, “a experiência foi muito satisfatória, demonstrando ter sido muito importante parar a escola e ouvir o apelo da comunidade skatista que pediu o evento por não ter o espaço adequado para este fim, sofrendo desta forma manifestações contrárias, em que na verdade, nós, enquanto escola, reforçávamos esta atitude por temer algum acidente”.
A direção da escola entende que talvez os alunos continuem andando no meio da rua com seus skates, porém a comunidade teve sua atenção despertada para esse fato. “Talvez esse episódio inicial seja útil para garantirmos um espaço adequado para este esporte, que deve ser visto como uma arte e, como tal, valorizado e praticado em segurança. Ficou a alegria de termos ouvido os alunos e possibilitarmos não uma competição, mas um encontro, onde todos participamos. Certamente, o primeiro de muitos que virão e nos ajudarão a acabar com o preconceito existente em relação a essa modalidade esportiva e a chamar a atenção dos órgãos competentes”, concluiu Denise dos Santos.
A equipe diretiva da EMEF Sant’Ana agradece a todos aqueles que, de alguma forma, estiveram presentes e colaboraram para o sucesso do evento, entre os quais destaca a Secretaria de Município da Saúde, que disponibilizou uma ambulância; da Secretaria Municipal de Trânsito, que fechou a rua; e da Brigada Militar, que acompanhou todo o evento.
SMEd
Roberton Reis