- Crédito: Maria Alonso
- Crédito: Juliane Alves
- Crédito: Juliane Alves
- Crédito: Juliane Alves
- Crédito: Juliane Alves
- Crédito: Juliane Alves
O Núcleo de Ensino Fundamental – Anos Iniciais da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande, dando continuidade aos Encontros de Formação para os professores dos 4º e 5º anos, vem promovendo atividades em torno de temáticas apontadas pelos docentes.
Em maio deste ano, o grupo de professores do 4º ano contou com a ilustre presença da Profª. Mª. Danielle Monteiro Behrend, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que abordou a temática “Ensino Fundamental de Nove Anos: (re)pensando a prática docente nas turmas do 4º ano”, na qual convidou os docentes para uma reflexão acerca do seu cotidiano educativo.
No sábado, 03, foi abordado o Ensino da Matemática, com o Prof. Dr. João Alberto da Silva, da FURG, juntamente com suas bolsistas. Foi uma manhã extremamente proveitosa, em que foram abordadas questões como o Ensino da Tabuada, o uso do Livro Didático e informes sobre a Prova Brasil.
No encontro do mês de Julho, que ocorreu na EMEF Helena Small, os professores do 5º ano foram divididos em salas com diferentes temáticas, como o Ensino de Matemática e Ciências Humanas, com o professor João Alberto e a professora Thasiana Batista; O Ensino de Língua Portuguesa, Artes e Educação Física, com os professores Gabriela Prado, Sabrina Fonseca e Alisson Duarte; e o Ensino de Ciências Sociais, com os professores Marta Leivas, Denise Neves e Felipe Alonso. Neste encontro, foram apresentados relatos de experiências, reflexões e problematizações em torno dessas diferentes áreas do conhecimento.
Os encontros têm sido extremamente profícuos e são fundamentais para compartilhar experiências, repensar as práticas docentes e promover o diálogo entre os mesmos.
Os próximos encontros serão nos dias 17 e 31 de agosto. No dia 17 será para os professores do 4º ano, e no dia 31 para os do 5º ano, sendo que ambos ocorrerão no Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva, das 8h às 12h.
SMEd
Roberton Reis