No dia 22 de julho, o assessor Jurídico da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos da Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul (PGE-RS), Gleidson Renato Martins Dias, esteve em Rio Grande, participando de uma atividade promovida pela Assessoria das Relações Étnico-Raciais do Núcleo de Diversidade e Inclusão e, no dia seguinte, reuniu-se com o secretário de Município da Educação, André Lemes; com a secretária de Município de Gestão Administrativa, Nídia Bonfim; e com a procuradora do Município, Heloísa Falk, coordenadora da Comissão Permanente de Concursos Públicos.
A reunião, que ocorreu no Gabinete do secretário da Educação, tratou de um tema bastante pertinente, que é a questão das cotas raciais para o ingresso no serviço público. Gleidson Dias compartilhou a experiência do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, um dos Estados pioneiros no emprego das cotas raciais para concursos públicos no âmbito estadual, trazendo essa proposta para Rio Grande, apresentando todos os documentos legais.
O assessor da PGE-RS mostrou como o Governo Estadual fez o processo de implementação desse sistema dentro dos seus concursos públicos, explicitando todas as questões jurídicas que envolvem o tema. A proposta, que será levada ao conhecimento do prefeito de Rio Grande, é que o município também possa adotar essa iniciativa.
SMEd
Roberton Reis


