Motoristas da SMEd fazem curso de atualização e reciclagem

Os motoristas da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande, desde a última quarta-feira, 18, participam de um curso de atualização e reciclagem para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros, o qual é ministrado pelos instrutores do Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), no auditório do Centro de Formação para a Diversidade e Inclusão Escola Viva.

Com duração total de 50 horas, o curso que ocorre pela manhã e pela tarde, possui quatro módulos, os quais serão trabalhados até a próxima quarta-feira, 24:

    1. Legislação de Trânsito – 10 horas;
    2. Direção Defensiva – 15 horas;
    3. Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social no Trânsito – 10 horas;
    4. Relacionamento Interpessoal – 15 horas.

De acordo com o instrutor Gabriel Cunha, ao final de cada um dos módulos é feita uma avaliação envolvendo o conteúdo trabalhado. As aulas, além da parte teórica, que consta na apostila recebida por cada um dos motoristas, são compostas de diversas dinâmicas e atividades individuais e em grupo. São apresentados aos motoristas vários vídeos de situações reais e, a partir daí, o instrutor questiona os cursista sobre possíveis causas para as situações mostradas, além de buscar possíveis reações que devem ser adotadas, afim de evitar os acidentes observados nos vídeos.

Ainda de acordo com o instrutor, no que diz respeito ao módulo I, que trata sobre legislação de trânsito, “o objetivo é enfocar o que a legislação prevê e o conhecimento dos motoristas, buscando sempre trabalhar com as suas experiências”.

Para o secretário da Educação, André Lemes, “a realização desta atividade marca mais um espaço de formação continuada dos servidores da SMEd. Este curso de formação sobre transporte coletivo para os nossos motoristas garante um trabalho mais qualificado no atendimento das crianças e dos jovens da rede pública municipal de ensino. Esta iniciativa demostra a atenção da gestão municipal na qualificação de todos os seus trabalhadores, que no caso da educação, não se restringe apenas aos professores, mas contempla os demais profissionais”.

SMEd
Roberton Reis