SMEd apresenta a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente aos professores da rede

Na tarde desta sexta-feira, às 14h, a Secretaria de Município da Educação, através da Assessoria de Ciências Biológicas do Núcleo de Ensino Fundamental, realizou reunião para apresentar aos professores da rede pública municipal de ensino de Rio Grande a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que acontecerá de 25 a 29 de novembro de 2013.

A reunião aconteceu no Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva e contou com a presença da secretária Adjunta da SMEd, Neci Coelho; da gerente de Recursos Humanos, Ingrid Wally, e da representante da 18ª CRE, Gisele Machado.

Também esteve presente a assessora de Governo, Adriana Carvalho, que foi quem deu início à reunião, fazendo o acolhimento inicial e explicando que a proposta é “focar naquelas pessoas que atuaram no Projeto Quero-Quero, que tenham algum projeto de Educação Ambiental em suas escolas ou professores que estejam trabalhando com esta proposta de Educação Ambiental, pois esses profissionais já têm uma leitura, um conhecimento básico do tema da Conferência, proporcionando uma maior interação dentro dos espaços escolares”.

A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) terá como tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”, com o objetivo de fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais, com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.

De acordo com a assessora Pedagógica de Ciências Biológicas, Thasiana Batista, no dia 3 de julho serão realizadas oficinas teóricas e práticas, denominadas Oficinas de Conferência, onde serão apresentados exemplos e modelos de como trabalhar as questões relativas ao Meio Ambiente. As Oficinas de Conferência são fruto de uma parceria entre o Município (SMEd), Estado (18ª CRE) e as escolas particulares.

Em data a ser confirmada, será feito o lançamento oficial da Conferência Infantojuvenil Pelo Meio Ambiente e, neste mesmo evento, será lançado o Projeto de Educação Ambiental nas Escolas, denominado “Escolas Sustentáveis”.

A Conferência possui algumas etapas: escolar, municipal-regional, estadual e nacional. Na etapa escolar, cada escola deve criar um Projeto de Educação Ambiental e eleger um delegado (e suplente) para a etapa municipal. A etapa escolar é aberta a todos, envolvendo toda comunidade escolar e toda comunidade em que a escola está inserida, pois serão abordadas questões relativas a essas comunidades. As Conferências Escolares devem ser realizadas até 31 de agosto.

Clique no link e obtenha material de apoio e maiores informação sobre a a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

SMEd
Roberton Reis