- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
O Núcleo de Diversidade e Inclusão da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande realizou, na segunda-feira, 17, durante a manhã e a tarde, no auditório do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., reunião com os professores regulares da rede pública municipal de ensino que possuem alunos incluídos em suas turmas.
Com o objetivo de acolher e escutar esses profissionais da educação, o Núcleo de Diversidade e Inclusão recebeu um grupo às 10h , e o outro às 16h.
O encontro iniciou com a apresentação da coordenadora do Núcleo, Luiza Bonneau, e das suas assessoras. Depois, foi a vez dos professores apresentarem-se, citando a escola em que atuam.
Feitas as apresentações, a equipe do Núcleo iniciou uma técnica de sensibilização, enfatizando a importância e a necessidade dos nossos sentidos. Enquanto uma das assessoras narrava uma história (A fadinha de algodão) para um público vendado, as demais, por meio de sons, borrifos de água, perfumes e algodões, despertavam os outros sentidos (audição, olafto, tato) dos professores. Após, foi realizada uma análise sobre as sensações e sentimentos que surgiram com a dinâmica, onde o medo e a insegurança foram citados algumas vezes, em razão, justamente, de ter um dos sentidos “retirados”. A proposta da dinâmica é, de certa forma, colocar os professores no lugar dos seus alunos.
Na sequência, foi aberto espaço para que os professores falassem sobre questões inerentes à inclusão: experiências positivas e negativas, suas dificuldades, angústias e realizações.
A reunião encerrou com a aplicação da técnica “Que bom, que pena, que tal”, onde foram descritas as coisas boas que acontecem em sala de aula, as necessidades próprias da educação inclusiva e sugestões para futuras formações, visando melhorar a inclusão nas escolas da rede pública municipal de ensino de Rio Grande.
SMEd
Roberton Reis