Núcleo de Educação de Jovens e Adultos promoveu Formação Continuada

O Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande promoveu, na quarta-feira, 29, no Auditório do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., palestra com o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da Fundação Universidade do Rio Grande, o Prof. Dr. Vilmar Alves Pereira, tendo como temática “Paulo Freire”.

Compuseram a Mesa de Abertura do Evento o secretário de Município da Educação de Rio Grande, André Lemes; a coordenadora da 18ª CRE, Neila Gonçalves; a superintendente de Gestão Pedagógica da SMEd, Roberta Brodt; a coordenadora Pedagógica da 18ª CRE, Ana Beloti; e o palestrante, Prof. Dr. Vilmar Alves.

Além de professores, diretores e supervisores da rede pública de ensino, que trabalham com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), estavam presentes a secretária Adjunta da SMEd, Neci Coelho; a gerente de Recursos Humanos, Ingrid Wally; a gerente Pedagógica, Raquel Lempek; e coordenadores e assessores dos Núcleos Pedagógicos da Secretaria de Município da Educação.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da SMEd, Márcia Furtado, a proposta de proporcionar esse espaço de formação continuada para os professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos tem como foco problematizar situações do cotidiano escolar, embasando-se em uma pedagogia que promova o diálogo entre as histórias de vida, de trabalho e de aprendizagem, em uma relação constante entre teoria e prática. Esses espaços continuarão sendo oportunizados a todos os professores da rede municipal, no decorrer do ano letivo. “Já estamos articulando com o Prof. Dr. Vilmar Alves os próximos encontros, onde serão abordadas questões como Tema Gerador, Currículo, entre outros”, afirmou Márcia.

Nos dias 6 e 7 de dezembro, no CIDEC-Sul da FURG, será o encerramento, com a palestra “Diálogos com Paulo Freire”, contemplando também depoimentos de alunos da EJA. “Ficamos muito satisfeitos com a presença de alguns diretores, supervisores e um número expressivo de professores em uma noite onde a chuva foi intensa”, concluiu a coordenadora do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos.

SMEd
Roberton Reis