- Crédito: Ana Nobre
- Crédito: Ana Nobre
- Crédito: Ana Nobre
O Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva, na tarde de quarta-feira, 22, recebeu a visita de uma comitiva formada pela presidenta do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, representando a Secretaria de Município de Cidadania e Assistência Social, e pela superintendente de Gestão Pedagógica da SMEd, Roberta Brodt, as quais acompanharam a representante da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e apoiadora técnica do Plano Viver Sem Limites, a pedagoga Luciane de Almeida.
Na ocasião, além de conhecer as dependências físicas da escola, o grupo foi recebido por pais, mães e professores de estudantes surdos, de estudantes Down e de alunos com outras deficiências. A escola mostrou seu empenho para que pessoas com deficiência possam se desenvolver e superar as barreiras da exclusão.
Frente à motivação da visita, que é efetivar o Plano Viver Sem Limites, coordenado pelo Governo Federal, através da SNDH, cresce a esperança da equiparação de oportunidades para a realização de sonhos e projetos desses sujeitos que, infelizmente, ainda são excluídos.
A coordenadora do CFDCI Escola Viva, Maria de Lourdes Escouto, parabenizou o protagonismo dos alunos e de suas famílias, agradecendo a decisão política do Governo Municipal do Rio Grande em assumir esse compromisso, pois, no mês de agosto, com a presença da Secretária Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, o município irá aderir ao Plano Viver Sem Limites, do Governo Federal, que visa garantir a autonomia e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência.
O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Viver Sem Limite, idealizado pelo governo Federal, reúne ações estratégicas em educação, saúde, cidadania e acessibilidade.
SMEd
Roberton Reis