NTM promove oficina de hardware para articuladores(as)

O Núcleo de Tecnologia Municipal da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande, durante a manhã e a tarde de sexta-feira, 3, promoveu, no Laboratório de Informática do Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão – Escola Viva, um encontro formativo com os(as) professores(as) articuladores(as) da rede pública municipal de ensino.

O encontro teve como pauta principal a formação continuada dos(as) professores(as) participantes, através de uma oficina de hardware, a qual seguiu o manual formulado pelo professor Leandro Ferreira, integrante do NTM.

O coordenador do NTM, Marco Antônio Sais, iniciou a formação mostrando e falando sobre os componentes básicos de um computador, o chamado hardware. Também foram explicadas as diferenças entre o computador tradicional, o notebook, o netbook e o ultrabook.

Auxiliado pelas assessoras do Núcleo, Marco Sais explicou passo a passo o funcionamento das partes que compõem um computador: entradas, componentes, placas de vídeo, placas de som, cabo de força, placas aceleradoras, cooler, estabilizador de voltagem e a possível troca de fusíveis, placa-mãe, disco rígido, HD IDE e HD SATA, fonte de alimentação, processadores, diferença entre a entrada USB e a PS2, cabo de rede e memória RAM.

Para facilitar a compreensão acerca do que era explicado, alguns computadores foram abertos, fazendo com que os(as) professores(as) articuladores(as) pudessem visualizar os componentes. Os(as) articuladores(as) realizaram diversas perguntas referentes às questões ligadas à placa-mãe, troca de fusível, etc.

Na oportunidade, os(as) professores(as) articuladores(as) receberam as apostilas do curso Aluno Monitor. O curso é ministrado pelos(as) articuladores(as), mas a apostila é elaborada pelo NTM.

SMEd
Roberton Reis