Município do Rio Grande realiza formação de professores alfabetizadores pelo programa estadual Alfabetiza Tchê – 30/09/2025

Município do Rio Grande realiza formação de professores alfabetizadores pelo programa estadual Alfabetiza Tchê

Entre os dias 15 e 19 de setembro, o município do Rio Grande realizou o primeiro ciclo formativo de professores alfabetizadores que atuam em turmas de 1º e 2º anos da rede pública de ensino, por meio do programa estadual Alfabetiza Tchê.

A formação contempla todos os alfabetizadores dessas etapas de ensino, tanto da rede municipal quanto da rede estadual, com o objetivo de qualificar ainda mais as práticas pedagógicas voltadas à alfabetização das crianças até o 2° ano do Ensino Fundamental.

Para os professores da rede municipal, os encontros foram realizados durante o período da hora-atividade,respeitando a carga horária e a organização do trabalho docente.

O ciclo formativo foi organizado pela equipe municipal do programa Alfabetiza Tchê, e neste primeiro ciclo, as formações foram ministradapela professora Miriam Lopes, coordenadora do Núcleo de Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação (SMEd) e pelas assessoras do Núcleo, Juliana Cabrera e Emanuele Lopes.

O momento representa um importante investimento na valorização profissional dos educadores e no compromisso com a qualidade da alfabetização