A Escola Municipal de Belas Artes “Heitor de Lemos” recebeu, na última quarta-feira, 20 de junho, uma turma de educação infantil do Sesquinho. As 18 crianças, com idade entre três e quatro anos, acompanhadas por três monitoras, visitaram a Escola através de um projeto de música desenvolvido neste ano.
O projeto, monitorado por Bianca Prates, está sendo desenvolvido junto às crianças desde março e visa criar nos alunos o interesse pela música e suas variações, incentivando a autonomia e o ensino de valores. Dentre as atividades realizadas com esse fim, está o estudo dos estilos, ritmos e instrumentos. Na Escola de Belas Artes, os alunos puderam conhecer alguns dos instrumentos musicais, tocá-los e ouvi-los, aprendendo a diferenciar os sons entre graves e agudos e os variados formatos e tamanhos dos instrumentos. “É como a minha mãe quando está brava!”, disse uma das visitantes ao ouvir os acordes graves do piano.
Mais tarde, reunidos no auditório da EBAHL, os pequenos músicos puderam ouvir as performances dos professores Carla e Paulo Penha, que apresentaram algumas peças infantis tocadas no violino, violoncelo e violão. A coordenadora da área de música da EBAHL, Giovana Suita, animou os alunos com canções que ensinam as notas musicais e noções de ritmo e coordenação motora.
Segundo a diretora da Escola de Belas Artes, Beatriz Duarte, este tipo de projeto é sempre bem vindo. “É muito importante desenvolver a percepção das crianças em todas as áreas artísticas. E é sempre bom receber a comunidade, seja infantil ou adulta, em nossas dependências, pois normalmente somos nós que vamos até eles e cria-se uma ilusão de que a EBAHL é uma escola fechada para o público”, afirmou Beatriz. A diretora parabenizou a iniciativa do SESC e declarou que a Escola está sempre disponível para receber alunos de outras instituições.
De acordo com a monitora Bianca Prates, o projeto é algo bastante intuitivo e procura adequar o conteúdo ao interesse dos alunos. “Eles já estudaram estilos como o Pagode, MPB e Orquestra. Hoje conheceram os instrumentos musicais e, em breve, passaremos para o Rock, sempre ponderando se eles mostram interesse no assunto, senão mudamos o tópico”, explicou Bianca. As crianças também foram acompanhadas pelas monitoras Cibele Oliveira e Pâmela Miranda, as quais auxiliaram Bianca. Além desse, o Sesquinho desenvolve com seus alunos, outros projetos de arte como pintura e teatro.