SMEd oferta Oficinas do Projeto “RESPEITAR É PRECISO e VALORIZAR TAMBÉM! Uma questão de justiça social e cidadania – LEI Nº 10.639/2003 e LEI Nº11.645/2008”

A Secretaria de Município de Educação do Rio Grande (SMEd), através da Assessoria Étnico-racial do Núcleo de Temas Transversais (NTT), está oferecendo o projeto “RESPEITAR É PRECISO e VALORIZAR TAMBÉM! Uma questão de justiça social e cidadania – LEI Nº 10.639/2003 e LEI Nº11.645/2008”, que envolve professores e alunos com a finalidade de dialogar sobre valorização da cultura, da tradição e o enfrentamento ao racismo, reconhecendo a importância na formação social, antropológica, filosófica, econômica, artística entre outras; conversar sobre as consequências e o impacto das diferenças culturais em torno das questões étnico-raciais na sociedade e no próprio ambiente escolar, o que contribuirá para uma mudança de pensamento, comportamento individual, social e a vulnerabilidade psico-emocional.

Algumas escolas realizaram o agendamento e estão participando das oficinas realizadas nos meses de agosto, setembro e outubro: EMEF Viriato Corrêa, EMEF Zelly Pereira Esmeraldo, EMEF Apolinário Porto Alegre, EMEF Ana Neri, EMEF Cidade do Rio Grande/CAIC, EMEF Rui Poester Peixoto, EMEF Argemiro Dias de Lima, EMEF Barão do Rio Branco, EMEF França Pinto e EMEF Admar Corrêa.

As escolas poderão agendar as oficinas com a assessora das Relações Étnico-racias, com a Prof.ª Margareth Teixeira. As Oficinas serão realizadas nos estabelecimentos de ensino.

Desenvolver atividades que envolvam a temática afro e indígena no ambiente escolar torna-se uma exigência necessária na sociedade atual e pós pandemia, pois a práxis pedagógica não pode e nem deve estar dissociada da importância da representatividade étnico cultural para fortalecer o sentimento de pertencimento, afastando as crianças e adolescentes da vulnerabilidade psico-emocional e social.

Perceber a receptividade e a participação dos professores e alunos durante as atividades demonstra a importância das oficinas realizadas nas escolas. Estimular a comunidade escolar para aplicação da Lei nº10.639/2003 e a Lei nº 11.645/2008 é fazer com que haja o enfrentamento às discriminações, racismo e todas ações correlatas, a fim de possibilitar à comunidade escolar uma convivência harmoniosa, com respeito mútuo, com ética, responsabilidade, bem como a valorização, reparação e reconhecimento da história, lutas e conquistas que permeiam as etnias Afro e Indígenas. Portanto, o desenvolvimento das temáticas nos currículos serão a transformação para uma sociedade onde prevaleça a justiça, equidade e seres humanos mais humanos.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Temas Transversais