- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
Entre os dias 17 e 19 de agosto, as Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio Grande receberam a “Blitz Dinolândia”, que é uma metodologia desenvolvida pelo SEBRAE/RS para levar a educação empreendedora de forma lúdica aos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
A primeira edição da Blitz contemplou as Escolas Zelly Esmeraldo, Valdir Castro, Porto Seguro, Carmen Baldino, Zenir de Souza Braga, Cristovão Pereira de Abreu, Argemiro Dias de Lima e Franklin Roosevelt. As atividades lúdicas, compostas por jogos e pela presença ilustre do amigo Dinossauro, são propostas pelo SEBRAE/RS em parceria com a Secretaria de Município da Educação, através do Programa Cidade Empreendedora.
A Dinolândia é um jogo para smartphone que oferece aos alunos a possibilidade de exercitar habilidades e características empreendedoras, alinhado às competências da BNCC. Os estudantes aprendem a montar seu próprio parque de dinossauros e a fazer a gestão dos recursos disponíveis, com o objetivo de ganhar pontos e o reconhecimento dos visitantes, exercitando também as competências socioemocionais.
De volta às escolas gaúchas depois de um ano de ensino remoto, por conta da pandemia de Covid-19, a “Blitz Dinolândia” incentiva os alunos do 1º ao 5º ano a exercitar habilidades e comportamentos empreendedores. “Eles aprendem a trabalhar em equipe e a desenvolver a liderança por meio de brincadeiras e momentos de descontração”, explica Bruna Costa da Silva, Gestora de Educação Empreendedora do Sebrae/RS, Regional Sul.
No evento, os estudantes participaram do jogo da memória e do jogo cai cai; no final, todos foram surpreendidos pela visita do Dino, que chega para materializar a experiência virtual, interagindo presencialmente com as turmas.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae/RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Educação Integral