SMEd realizou 1º Encontro da Formação “Oficina de Metodologias Ativas: estratégias para potencializar as aprendizagens”

A Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd), através do Núcleo dos Anos Finais, realizou, na manhã da última terça-feira, 12, nas dependências da EMEF Helena Small, o primeiro encontro da Formação “Oficina de Metodologias Ativas: estratégias para potencializar as aprendizagens”, voltada aos professores que atuam com os Anos Finais na Rede Municipal.

Ao todo, serão quatro encontros formativos, cujas datas de realização das Oficinas são: 24 de agosto, 22 de setembro e 21 de outubro. Cabe destacar que, ao final da Formação, será emitido certificado de participação aos professores.

A partir da observação da mudança de comportamento de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a Secretaria da Educação percebeu a necessidade de realização de Oficinas como estas. Isso acontece porque, após o período de estudos remotos durante a pandemia de Covid-19, os professores notaram grandes diferenças em relação à rotina, regramento e questões socioemocionais.

Através de metodologias ativas como sala de aula invertida, ensino híbrido, promoção de seminários e discussões, gamificação, rotação por estações, aprendizagem por problemas, estudo de casos e aprendizado por projetos, os professores estão sendo habilitados para tornarem-se mediadores, orientando e conduzindo os alunos na solução de problemas, na elaboração de ideias e argumentos e no trabalho em equipe.

Segundo a coordenadora do Núcleo, Joelma Furtado, as metodologias ativas são uma nova maneira de pensar o ensino tradicional: “Um dos princípios da Base Nacional Comum Curricular é a promoção do aluno como protagonista de seu processo de ensino-aprendizagem e estas metodologias vêm para transformar os estudantes de meramente passivos e ouvintes para ativos e produtores de conhecimento. Essas estratégias colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem”.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo dos Anos Finais