SMEd investe em Tecnologia para Estudantes da Rede Municipal

O Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd) visitou 30 escolas da Rede Municipal, no período de 10 maio a 10 de junho de 2022, para verificar a situação dos laboratórios de informática das mesmas.

A realidade encontrada  foi o resultado da falta de investimento, com materiais de tecnologia sucateados e os laboratórios praticamente fechados. A fim de mudar essa realidade, a Secretaria de Município da Educação está investindo em tecnologias para os estudantes da rede municipal, contemplando, nesse primeiro momento, 20 escolas com 170 computadores.

Para o NTM é uma grande alegria chegar nas escolas trazendo o acesso às tecnologias digitais para todos os estudantes, pois “é preciso investir em materiais que possibilitem ao professor ser mediador no processo de ensino e aprendizagem com a inserção das tecnologias na sua prática pedagógica, incentivando o estudante a aprender, pesquisar, produzir, ser criativo e tomar decisões em todas as dimensões da vida”.

Nessa perspectiva, precisamos ter clareza sobre a função social da escola, para que ensinamos e quais resultados esperamos por meio do ensino que propomos. Dessa forma, o nosso compromisso com a educação é muito maior do que equipar as escolas; a inovação é um processo e não um fim em si mesma. Além do investimento em recursos tecnológicos, é necessário considerar a formação docente como primordial na incorporação de novos saberes e projetos que impulsionem as ações pedagógicas.

A utilização de metodologias ativas de aprendizagem são estratégias que colocam o aluno como protagonista no desenvolvimento e construção do seu conhecimento de modo colaborativo. De acordo com Bacich e Moran (2018), pesquisas atuais nas áreas da educação, psicologia e neurociência comprovam “que o processo de aprendizagem é único e diferente para cada ser humano, e que cada um aprende o que é mais relevante e que faz sentido para ele, o que gera conexões cognitivas e emocionais”.

Nesse sentido, entendemos que a valorização dos espaços de aprendizagem se faz necessário, pois o que define a qualidade na educação são as pessoas, o projeto pedagógico, as interações, a vontade de aprender dos alunos e a inspiração dos professores para transformar a sala de aula, integrando ensino e vida.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do NTM