Estudantes da EMEF Prof.ª Alba Ítala Anselmo Olinto participam da 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)

Na última sexta-feira, 20 de maio, a turma multisseriada de 1º ao 5º ano da EMEF Prof.ª Alba Ítala Anselmo Olinto, localizada no Albardão/Taim participou da 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio, em todo território nacional e no exterior, por escolas de língua portuguesa. 

Organizada pela OBA, a 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) também está com inscrições abertas. O evento avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet, de tubo de papel ou de canudo de refrigerante. Realizada tradicionalmente nas escolas, os professores da escola coordenam os lançamentos dos foguetes, cuidam de todos os aspectos da segurança do evento e medem em número inteiro de metros os alcances obtidos pelos foguetes, medido entre o ponto de lançamento e o ponto de aterrissagem.

A olimpíada é dividida em quatro níveis – os três primeiros são para alunos do ensino fundamental e o quarto para os do ensino médio – a prova é composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico. As medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida por cada nível.  

De acordo com a direção da Escola, a Professora Aline Souza trabalhou o tema durante as duas semanas que antecederam a atividade do dia 20 de maio. Os alunos do 1º, 2º e 3º ano participaram do nível 1, enquanto os do 4º e 5º participaram do nível 2.

SMEd
Roberton Reis
EMEF Prof.ª Alba Ítala Anselmo Olinto