- Crédito: EMEB Prof.ª Carmen Regina Teixeira Baldino
- Crédito: EMEB Prof.ª Carmen Regina Teixeira Baldino
- Crédito: EMEB Prof.ª Carmen Regina Teixeira Baldino
- Crédito: EMEB Prof.ª Carmen Regina Teixeira Baldino
- Crédito: EMEB Prof.ª Carmen Regina Teixeira Baldino
- Crédito: EMEB Prof.ª Carmen Regina Teixeira Baldino
Com a participação de 77 países e mais de 4 mil atletas, encerrou no último domingo, 15, em Caxias do Sul, a Surdolimpiada 2022, que teve início em 1º de maio. Organizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD – International Committee of Sports for the Deaf) e pela Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul, a Surdolimpíadas de Verão ocorreu em diversos equipamentos públicos e privados, onde foram realizadas disputas em 20 modalidades.
Essa foi a primeira edição realizada na América Latina em seus quase 100 anos de existência. A Surdolimpíadas teve início em Paris, no ano de 1924, como primeiro evento esportivo para pessoas com necessidades especiais. Desde então, ocorre a cada quatro anos. A edição de 2021 foi transferida para este ano em razão da pandemia da covid-19.
A Secretaria de Município de Educação do Rio Grande (SMEd) disponibilizou para a Escola Municipal de Educação Bilíngue Prof.ª Carmen Regina Teixeira Baldino a oportunidade de levar alunos e professores para acompanhar as Surdolimpíadas. A viagem ocorreu dia 14 de maio e o grupo pode acompanhar e torcer presencialmente pelas seleções brasileiras que representaram o país nessa competição.
A ideia da viagem nasceu através do Projeto Somos S.U.R.D.O.S, que está sendo executado por representantes de várias entidades do nosso Município, como a Secretaria de Município da Cultura, Esporte e Lazer; Secretaria de Município da Educação; EMEB Carmen Regina Teixeira Baldino e Universidade Federal do Rio Grande, e que tem por objetivo oportunizar a prática esportiva para pessoas com surdez no Município. A próxima ação do Projeto é executar um evento esportivo no mês de setembro de 2022.
A participação dos professores e alunos foi muito importante para as ações da Escola. Segundo a professora de Educação Física da instituição, Dinair Rodrigues França: “A experiência de visitar a Surdolimpíada, conhecer a estrutura do evento, assistir alguns jogos, presenciar o potencial desportivo surdo mundial, foi, sem dúvida, um momento singular aos alunos da EMEB Prof.ª Carmen Regina Teixeira Baldino, assim como na minha caminhada profissional. Essa viagem foi esperada com tanta ansiedade por todos nós, numa mistura de sentimentos: alegria, curiosidade e timidez, afinal de contas nós estivemos ao lado de delegações de diferentes países quando visitamos o Centro Surdolímpico. Que oportunidade! Estarmos na Surdolimpíada possibilitou aos alunos verem ao vivo os atletas surdos bem sucedidos como referência, de refletirem sobre a realidade do esporte surdo em nosso contexto, e principalmente participarem de um evento que se tornou para eles uma motivação para conquistarem seus espaços dentro do esporte, em busca de mais acessibilidade, agora e no futuro”.
A aluna Tayane Feijó, do 6º ano, também expressou sua alegria em participar do evento: “A viagem foi muito legal e eu amei demais. Foi muito bom conversar com os amigos e com as amigas e tirar fotos com o pessoal e com os professores. A cidade é muito linda e eu gostei muito dos jogos e gostei de assistir os jogos de Handebol Feminino do Brasil, que ganharam. A viagem foi uma coisa muito interessante e eu amei tudo”.
SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEB Prof.ª Carmen Regina Teixeira Baldino