Fonte: www.riogrande.rs.gov.br
Proporcionar que as crianças tenham uma vivência real de cidadania e vida comunitária, podendo exercitar sua independência dentro de um ambiente seguro é um dos objetivos do projeto mini cidade lançado pela Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Fraternidade nesta semana.
Localizada em uma das áreas mais carentes e violentas da cidade, o bairro Getúlio Vargas, a escola atende aproximadamente 300 crianças entre 0 e 6 anos de idade e já é reconhecida por ambientes de aprendizagem diferenciados como sua brinquedoteca, os espaços de artes, ciências e tecnologia, leitura e movimento, cujo objetivo é proporcionar momentos de experimentação, manipulação e descobertas, a fim de construir aprendizagens significativas.
A mini cidade com ambientes que reproduzem locais como mercado, ferragem, hospital, lanchonete e salão de beleza pretende reforçar as experiências dos alunos. “Através da criação da Frater City as crianças têm oportunidade de experimentar como é a vida e as relações humanas no cotidiano, frequentando estabelecimentos, efetuando pagamentos aprendendo a respeitar regras de trânsito em um ambiente desafiador e educativo”, afirma a vice-diretora Carla Bastos. A ideia central é, conforme Carla, fazer com que as crianças aprendam brincando e brinquem enquanto aprendem.
COMO NASCEU O PROJETO
A ideai partiu das próprias professoras ainda no decorrer de 2021, visando oportunizar o desenvolvimento infantil nas diversas áreas do cotidiano. A realização e parte da montagem da Frater City aconteceu em parceria com algumas empresas da cidade, como os Postos Buffon, Mercearia Mortola, Ferragem Prestes e Clinica Viva Bem.