Na secretaria da Escola Municipal de Educação Infantil Alcides Barcelos, que está localizada no bairro Getúlio Vargas, há uma escritora de contos, crônicas, romances e poemas, chamada Claudia Jane Maydana. Inclusive, ela já possui alguns livros publicados.
Na tarde do dia 31 de outubro, aconteceu o Sarau Virtual de lançamento do e-book COLEI (Coletivo de estudos e pesquisas sobre infâncias e Educação Infantil), da Faculdade de Formação de Professores – FFP, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, onde consta um dos poemas de Claudia Maydana, intitulado “Protagonista da minha infância”.
“Durante a pandemia, fiz o poema para pensar a nossa prática enquanto educadores inspirados pelas experiências de Reggio Emília. Para nos motivar mesmo. Mais adiante, como sempre realizo a inscrição dos meus contos, crônicas e romances em concursos, vi esse da UERJ, especificamente da FFP e percebi que havia possibilidade de publicação no segundo e-book do COLEI e enviei. Não foi contemplado entre os cinco, mas entrou na edição”, explicou Claudia.
“É um poema singelo, onde o eu-lírico aparece sob a ótica infantil. O que acho importante dizer é que eu não teria sequer pensado em fazê-lo como secretária, não fosse a oportunidade que a EMEI Alcides Barcelos me dá de participar das práticas pedagógicas, compartilhar experiências com as professoras, sempre pensando que isso também deve fazer parte do burocrático de cada escola, uma vez que nos possibilita ser parte de uma equipe educadora”, finalizou Claudia Jane Maydana.
Acesse aqui o e-book oriundo do “2º Concurso de Poesias Esperança: Porque esperançar é preciso”, onde consta o poema “Protagonista da minha infância”, na página 102.
SMEd
Roberton Reis