Outubro Rosa: Encontro Formativo “Trilhas Pedagógicas” debate com Professores do Ensino Fundamental questões do resgate histórico da luta das mulheres pelos direitos básicos

No dia 18 de outubro, em alusão à Campanha Mundial do Outubro Rosa, aconteceu o Encontro Formativo “Outubro Rosa – Trilhas pedagógicas: se não soubermos de onde viemos, não saberemos para onde ir”, promovido através da parceria entre o Núcleo dos Anos Finais (NAF) e o Núcleo de Temas Transversais (NTT) da Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd).

A formação, idealizada e planejada pelas assessoras Cláudia Schutz (NAF – Geografia) e Karine Sanchez (NTT – Educação Ambiental), teve como tema fundamental as questões do feminino: Luta pelos Direitos das Mulheres, Feminismo e a Representatividade das Mulheres na Literatura Infantil.

No evento, que teve como público-alvo professores e coordenadores da Rede Municipal que atuam nos Anos Iniciais e Anos Finais, foram apontadas linhas do tempo contendo as conquistas das mulheres pelos direitos básicos ao longo da história, bem como foram citadas algumas mulheres que se destacaram em diversas áreas do conhecimento, e que são de grande importância social para o movimento referido.

Apesar de não ser possível citar todas, pois cada vez estão mais acessíveis as bibliografias acerca deste assunto – e são muitas as mulheres destacadas -, o evento fomentou a importância do reconhecimento da igualdade de gênero na consideração acerca dos campos sociais de estudo, trabalho e outros direitos condizentes ao livre arbítrio. Além de lembrar de heroínas “invisíveis”, como as nossas ancestrais, que tantas vezes suportaram com resistência e resiliência uma vida injusta em várias esferas do “ser”. Essa memória deve se fazer presente no nosso consciente coletivo e, portanto, na escola para que não haja retrocesso moral nas novas gerações.

A apresentação das assessoras contou com “momento cultural”, com um clipe musical pertinente ao assunto, para sensibilização e reflexão, bem como um vídeo – animação didática como sugestão para facilitação e fomento do trabalho pedagógico direto em sala de aula. Também foram indicadas bibliografias acessíveis ou gratuitas para inspirar e colaborar com o trabalho pedagógico dos professores.

Os Temas Contemporâneos Transversais, constituintes do Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino, alicerçado na Base Nacional Comum Curricular, que se conectam às temáticas abordadas foram:  Saúde; Cidadania e Civismo – Vida familiar e social; Educação em Direitos Humanos; Multiculturalismo – Diversidade e Valorização da Vida.

A Formação aconteceu nos turnos da manhã e da tarde, para contemplar o máximo de professores possível. A adesão se deu por formulário prévio, atingindo 135 inscrições. Durante a explanação e, posteriormente a ela, o diálogo esteve aberto, especialmente ao final, quando tivemos a contribuição e partilha de diversas falas dos participantes, formando uma Roda de Conversa muito fértil e relevante para uma continuação deste tipo de trabalho”, destacou Karine Sanchez, assessora do Núcleo de Temas Transversais.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Temas Transversais