Fonte: www.riogrande.rs.gov.br
A Secretaria de Município da Fazenda (SMF) pretende levar para outras escolas do Rio Grande, públicas ou privadas, o Programa Municipal de Educação Fiscal, criado pelo Executivo por meio do Decreto 18.303/2021, em meados do mês passado, e que está em consonância com os programas que tratam desse tema em nível federal e estadual. A primeira experiência de levar para escolas rio-grandinas a proposta ocorreu, dia 29 de julho, no Sobrado dos Azulejos. Foi um curso com caráter de “evento de sensibilização junto às escolas”, explica a auditora fiscal da SMF, Simone Lima.
Na atividade, foi mostrado a importância da inclusão da Educação Fiscal nos anos iniciais das escolas. “Com pequenas ações e projetos o tema pode ser repassado aos alunos. É importante que, desde pequenos, eles tenham a ideia do porque se paga impostos e outros tributos e saibam para onde vão os recursos arrecadados. Tudo depende de um interesse, e eles precisam ser instigados a se envolver com esse tema desde cedo”, diz a auditora.
Ela participou da exposição do Programa, feita pelo superintendente da área da Fiscalização Tributária da Secretaria, Henrique Grillo, quando foi apresentada a proposta a coordenadores pedagógicos e diretores de três escolas do Rio Grande vinculadas à Secretaria de Município da Educação (SMEd) que fazem turno integral.
Após a atividade, a ideia foi repassada aos professores que, por sua vez, devem montar formas de estimular os estudantes a se interessarem pelo conteúdo da Educação Fiscal. Uma cartilha sobre o Programa foi repassada aos participantes do curso.
Roger da Rosa – Jornalista (MTB 6956/RS)
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande