- Divulgação
- Divulgação
Na última quarta-feira, dia 05 de agosto, a Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire realizou mais um dos seus encontros semanais de formação. As reuniões pedagógicas têm acontecido desde o mês de abril, através da Plataforma Zoom.
“Os Encontros Formativos trazem como pauta os princípios e práticas herdeiras da Educação Popular Freiriana. Em cada encontro buscamos problematizar a Educação de Jovens e Adultos, vinculando as especificidades dessa modalidade ao contexto do antes, durante e pós pandemia”, explicou a diretora Flávia Luciane Pinheiro Gonzales
Através do diálogo entre o referencial teórico e os atuais desafios do distanciamento social, em cada encontro são resgatadas práticas que valorizem a vida, a diversidade de sujeitos da EJA e o enfrentamento a todas as formas de preconceito e discriminação.
A exemplo dessas pautas, “Neste último encontro ocorreu o segundo momento abordando a temática do racismo. Nesta noite, as(os) professoras(es) foram indagadas(os) sobre as diversas perspectivas de como acontece o preconceito racial na nossa sociedade, a partir da leitura de ‘Pequeno Manual Antirracista’, de Djamila Ribeiro. Vale ressaltar que já problematizamos também o livro ‘Racismo Estrutural’, de Silvio Almeida”, explicou a Professora Meri Elen Bastos.
SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEJA Paulo Freire