- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
Nos dias 21 e 22 de julho, a Superintendência de Gestão Pedagógica da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Orientação e Supervisão, juntamente com os Núcleos dos Anos Iniciais, dos Anos Finais, da EJA e da Educação do Campo, realizou Formação Continuada com os(as) Coordenadores(as) e Supervisores(as) que coordenam o trabalho das Escolas Municipais de Ensino Fundamental sobre “Metodologias Ativas”.
Realizada através de videoconferência pela plataforma Zoom, a Formação Continuada trouxe o estudo e diálogo com o Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino (DOCTR) e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no aprofundamento teórico-metodológico sobre a importância do(a) estudante ser ativo(a) no processo de ensino e aprendizagem.
Assim, conforme apontam esses Documentos – que atualmente guiam os currículos a serem implementados nas escolas – as Metodologias Ativas orientam formas de tornar esses currículos consolidados num processo de ressignificação necessária do fazer docente. Os desafios de tornar os(as) estudantes como protagonistas do seu processo de construção de conhecimento permeia processos de muito estudo, diálogo, reflexões e tentativas, considerando os inúmeros elementos que envolvem esse processo.
Ainda importa considerar que em tempos de distanciamento social e da implementação de atividades pedagógicas não presenciais – que a Rede Municipal em breve iniciará a experiência, devido ao contexto da Pandemia – as Metodologias Ativas são consideradas pela Secretaria de Município da Educação um caminho importante a ser implementado em cada escola, considerando suas diferentes realidades e possibilidades.
“O encontro foi uma oportunidade de reflexão, de muito estudo e cheio de afeto, que contou com a participação intensa das escolas da Rede Municipal. A equipe pedagógica da SMEd agradece a acolhida dos(as) Coordenadores(as) e Supervisores(as) que sempre são solícitos, participativos e muito comprometidos com o fazer docente e com os novos desafios que o tempo de distanciamento vem exigindo de todos(as)”, destacou a coordenação do Núcleo de Orientação e Supervisão.
SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Orientação e Supervisão