- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
Nos dias 25 e 30 de junho, a Superintendência de Gestão Pedagógica da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Orientação e Supervisão, promoveu quatro encontros por videoconferência com as Orientadoras Educacionais e Profissionais de Referência do Busca Ativa Escolar, respectivamente, que atuam nas escolas da rede pública municipal de ensino.
As videoconferências, realizadas através da plataforma Zoom, tiveram como objetivo abordar o tema da “Garantia de Direitos”, presente no Documento Orientador Curricular do Território Rio-Grandino, além de promover o estudo e a qualificação das ferramentas adotadas pelo Município na construção de estratégias que orientem as ações das escolas, em uma perspectiva de trabalho em rede. Dentre essas ferramentas, destacam-se o “Busca Ativa Escolar” e o “Fluxo de Notificação da Violência”.
Os encontros contaram com a participação de 42 Orientadoras Educacionais e 10 Profissionais de Referência do Busca Ativa Escolar. O fortalecimento desses dois grupos reforça, ainda mais, o compromisso da rede com o princípio da equidade, garantia de acesso, permanência e igualdade de oportunidades de aprendizagem no espaço escolar.
Portanto, proporcionar a aproximação dos profissionais com as concepções apresentadas no Documento Orientador Curricular do Território Rio-Grandino e com as ferramentas de trabalho intersetorial, implica na reflexão acerca de um dos grandes desafios atuais: como utilizar esses saberes no período em que os(as) estudantes estão afastados(as) das atividades presenciais nas escolas e tão logo esta retomada seja possível.
SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Orientação e Supervisão