- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
Inspirada na abordagem pedagógica Reggio Emilia, a Escola Municipal de Educação Infantil Alcides Barcelos, que está localizada no bairro Getúlio Vargas, através da direção e dos(as) professores(as), busca constantemente por formações e cursos para qualificar o trabalho, priorizando trazer propostas para a vivência com as crianças que possibilitem seu protagonismo e autonomia, além de incentivar a criatividade.
Assim, nesta semana de adaptação das crianças, a escola apresentou algumas propostas onde o foco foi o “brincar com diversos materiais” e “possibilitar experiências com diversas técnicas de pintura” para que os(as) alunos(as) e também as famílias compreendessem que a Escola busca romper com conceitos de que as crianças não têm capacidade de criar e ser produtora do seu conhecimento.
Uma das propostas apresentadas foi possibilitar espaços para vivências significativas e ter o ambiente como terceiro educador, pois esses são o foco e motivação para a reestruturação das salas e corredores da EMEI Alcides Barcelos. “Ainda estamos em processo de mudança e cada espaço está sendo pensado e preparado com muito carinho e cuidado pela equipe educadora, para possibilitar ainda mais encantamento em nossas crianças. As famílias que chegaram na escola hoje já puderam ver a diferença em relação ao ano passado. Mas muitos outros enredos serão construídos ao longo do ano”, explicou a diretora Lídia Oliveira Dias.
Outra vivência proposta para este período de adaptação foi a experimentação das infinitas possibilidades do brincar heurístico, que consiste na utilização de materiais naturais e não estruturados, e pouca intervenção externa. Derivado da palavra grega eureka, que significa descoberta, o brincar heurístico pode ser definido como “uma brincadeira de descobrir e explorar”. No brincar heurístico o adulto observa as maneiras utilizadas pelas crianças para explorar, interagir, escolher e tomar posse de objetos e suas propriedades e possibilidades.
Na última quinta-feira, dia 12 de março, a vivência proposta integrou toda a escola e possibilitou que as crianças pudessem experimentar diferentes técnicas de pintura, com total autonomia. “Pensar na proposta com cuidado e carinho é uma das prioridades da nossa Escola, pois buscamos por uma ‘Escola cada vez mais ComVida’”, finalizou Lídia.
SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEI Alcides Barcelos