PREFEITURA E NEMA DESENVOLVEM AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ILHA DA TOROTAMA

Os alunos e alunas da EMEF Cristovão Pereira de Abreu, na Ilha da Torotama, tiveram uma aula diferente na manhã desta terça-feira (3). Trocaram a sala de aula pela lagoa e o lápis e o papel, por luvas, acessórios e sacos de lixo. Acompanhados por professoras, monitores e educadores ambientais, realizaram um grande mutirão de recolhimento de resíduos nas imediações da escola e na orla da praia.

Um bate-papo sobre a importância do descarte correto do lixo e sobre a coleta seletiva aguçou o interesse dos estudantes e promoveu a reflexão sobre a separação dos resíduos nas suas residências. Na grande maioria filhos e filhas de pescadores e pescadoras artesanais, os mesmos coletaram uma boa quantidade de lixo nos ambientes de pesca.

O acúmulo de lixo na orla possui um impacto muito grande na pesca artesanal, especialmente aqui na comunidade. Por isso, estamos realizando esses mutirões, bate-papos, oficinas, a fim de transformar essa realidade. E para isso, iniciamos com as crianças, com os jovens, no ambiente de sala de aula”, explicou o secretário da Pesca, Cláudio Costa.

Priscila Dias, diretora da Escola Cristóvão Pereira de Abreu, reiterou as palavras do secretário. ”É uma ação de suma importância para a nossa comunidade e esperamos que outras mais sejam realizadas com o mesmo propósito. As crianças são multiplicadoras e certamente irão compartilhar essa experiência e conhecimentos com seus pais e demais familiares”, acrescentou.

A Coordenadora de Educação Ambiental do NEMA, Maria Carolina Weigert, disse que a ação tem justamente o objetivo pontuado por Cláudio e Priscila: promover a reflexão e despertar a consciência ambiental. “A quantidade de sacolas de lixo que coletamos em apenas duas horas de atividade chamou a atenção dos estudantes e alertou para a importância do descarte adequado”, argumentou.

O mutirão é uma das ações resultantes da assinatura de um termo de colaboração entre a Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Pesca, e o Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental – NEMA. O objetivo do documento é a realização de atividades de educação ambiental nas principais comunidades pesqueiras do município, como Ilha dos Marinheiros, Torotama, São Miguel, Bosque e Bernadeth. Além de mutirões, outras iniciativas de diálogo e educação ambiental estão previstas nas localidades. Os recursos para a execução do projeto, na ordem de R$ 115.720,00, são oriundos do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada.